31.8 C
Teresina
terça-feira, novembro 5, 2024
Dengue
InícioCulturaO brilho do II SALIP2

O brilho do II SALIP2

A vida em sociedade requer sacrifícios. Os sociólogos são unânimes em afirmar que é necessário que cada indivíduo abra mão de um pouco de liberdade e a transfira para uma instituição chamada Estado.

Mas antes da criação do estado moderno (a partir da transição da Idade Média para a Idade Moderna), como viviam os seres humanos? A resposta dos mesmos sociólogos é que viviam em grupos, clãs, comunidades. O filósofo grego Aristóteles (384 a.C– 322 a.C) já dizia em seu tempo que “O ser humano é um animal social”. É, parece que ninguém consegue viver absolutamente só.

A vida em sociedade requer a existência de uma rotina para normatizar a existência do grupo e dentre os itens de rotina estão os rituais, as comemorações, as efemérides. A realização do SALIP2 é, pois, um marco cultural na rotina da vida d(a)os pedro-segundenses.

Nesse último 12 de março realizou-se na Câmara Municipal de Vereadores de Pedro II a solenidade de lançamento do II SALIP2 (Salão do Livro de Pedro II). A primeira e única vez que o salão ocorrera foi em 2016, gestão da então prefeita Neuma Café.

Desde então, a APLA (Academia Pedro-segundense de Letras e Artes, fundada em 2004, e co-realizadora com a Fundação Quixote e prefeitura de Pedro II do I SALIP2 naquele ano. Esta academia vinha, juntamente com um grupo de poetas, escritores e leitores de Pedro II, buscando apoio junto ao poder executivo municipal, assim como junto ao poder legislativo para aprovação de uma Lei que tornasse o SALIP2 um evento anual no calendário cultural do município..  

Isso aconteceu finalmente.  O Salão do Livro de Pedro II (SALIP2) vai acontecer todos os anos respaldado pela Lei Municipal nº 1.416, de 28 de março de 2023, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Betinha Brandão.

O SALIP2 é um evento pleno de significado e resultante de muita luta, como costumam dizer durante eventos literários da academia os ex-presidentes Ernâni Getirana e Marlene Rodrigues, responsáveis pela entrega do ofício que solicitou à prefeita Betinha Brandão a criação da Lei acima referida.

Para o atual presidente da APLA, Pedro Barros, o II SALIP2 é resultado de uma luta coletiva, uma corrida de bastão. Já o acadêmico Wilson Brandão ressalta o fato de que o SALIP2 joga luz sobre a rica cultura produzida em Pedro II por seu povo. O slogan do salão nesse ano é “O brilho das letras e das artes na terra da opala”.

Na verdade esse bastão literário a que se refere o presidente da APLA conta com o apoio da prefeitura, parceira de primeira hora, através da SEMED (secretária Helany Max e equipe), com apoio da SECULT (secretária Iris Milu e equipe) e da SECOM (secretário Márcio Lobão e equipe).

Ressalte-se o empenho essencial da prefeita Betinha Brandão e do deputado Wilson Brandão, que é também acadêmico da APLA e da APL (Academia Piauiense de Letras).

Em sua segunda realização o SALIP2 homenageia os professores Wilson de Andrade Brandão e Francisco Genuino de Sales, ambos intelectuais pedro-segundenses de renome nacional e já falecidos.

Terá a participação de nomes de peso de da cultura do estado do Piauí como: professores Cineas Santos, Luiz Romero, Viriato Campelo, Ernâni Getirana, Dilson Lages e Mestre Joames, acadêmico Wilson Brandão e as professoras Jasmine Malta e Gerciane Lima.

A programação contempla a noite de 22 de março(sexta), o dia de 23 de março (sábado) e a manhã do domingo, 24 de março. Durante todo o dia de 23 de março haverá stands na Praça Domingos Mourão com venda de livros e trabalhos artísticos.

À noite, saraus com música ao vivo. Na manhã de domingo a praça estará entregue às crianças (livros, brincadeiras, etc.). Haverá ainda uma mostra lítero-cultural de Pedro II organizada pelo professor e pesquisador Afonso Getirana.

Concurso de poesia Poeta Valdemar Nunes, concurso de Redação Dra. Eugênia Oliveira, concurso de desenho professora Raimunda Carvalho (todos falecidos).

Em seu pronunciamento no lançamento do evento, a secretária Helany Max disse do seu empenho e alegria em poder contribuir para a realização do mesmo, enquanto a prefeita Betinha disse da importância do evento para as crianças, jovens e povo em geral do município.

A vereadora Esmaela Macêdo representou o legislativo local na solenidade de lançamento do SALIP2, que teve como cerimonialista o radialista Sales Neto. Um público composto por amantes da literatura se fez presente e saboreou um gostoso coquetel.

O patrono ad aeternum do SALIP2 é o desembargador Tomaz Campelo, fundador juntamente com o escritor Herculano Moraes da APLA.

Nossos votos de um belo e marcante II SALIP2.

ERNÂNI GETIRANA (@getirana) é professor, poeta e escritor. Faz parte da APLA, ALVAL e do IHGPI. É autor de diversos livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. Escreve às quintas-feiras para essa coluna.

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI