25.8 C
Teresina
quinta-feira, novembro 28, 2024
Dengue
InícioDestaquesLula faz reunião com ministros para debater preço dos alimentos

Lula faz reunião com ministros para debater preço dos alimentos

Participaram do encontro os ministros Rui Costa, Fernando Haddad, Paulo Teixeira e Carlos Fávaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandou uma reunião com ministros na tarde desta quinta-feira (14), para debater possíveis estratégias para a redução do preço dos alimentos.

 

Participaram da reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda),  Carlos Fávaro (Agricultura), Rui Costa (Casa Civil), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.

 

Segundo os dados do IPCA de fevereiro, os grupos de alimentos e bebidas foram os que mais apresentaram aumento dos preços. O IBGE também compartilhou os resultados da inflação geral do país, que soma 0,83% no mesmo mês.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou também que o preço dos alimentos consumidos em casa teve um aumento significativo de 1,12%.

Segundo o órgão, a alta foi impulsionado pelas temperaturas elevadas do começo do ano e a grande temporada de chuvas, que prejudicam drasticamente a safra dos produtos. Entre os itens mais impactados estão cebola, batata-inglesa, frutas, arroz e o leite longa-vida.

Os ministros também atribuíram a alta dos alimentos às questões climáticas e afirmaram que o governo federal espera uma retomada da normalidade nos próximos meses.

Além disso, existe a expectativa de o Plano Safra, que será lançado em junho, traga medidas para incentivar a produção de arroz, feijão, trigo, milho e mandioca.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, citou as altas temperaturas no Centro-Oeste e as enchentes no Sul como exemplo de questões climáticas que afetaram a produção de alimentos.

Também existe a expectativa de que quatro setores do agro – frutos, café, algodão e pecuária – se reúnam com o presidente Lula na semana que vem, para tratar dessa queda nos preços.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI