O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) realizou na última quarta-feira (6) vistoria no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em Teresina, quando foram encontradas diversas irregularidades na instituição. De acordo com o CRM-PI, foram comprovadas a falta de medicamentos e ar-condicionados com defeitos.
“A crise que se arrasta por longos meses, caracterizada pela falta crônica de medicamentos e por deficiências na estrutura física, incluindo sistemas de ar condicionado inoperantes, é uma afronta aos direitos mais básicos de saúde e bem-estar da população de Teresina”, diz a nota.
O CRM-PI informa que a resolução do CFM trata de interdição ética do trabalho no HUT quando faltam condições mínimas para o exercício do ato médico.
“A Resolução CFM n° 2.062/2013 traz as regras para a interdição ética do trabalho dos médicos quando faltarem as condições mínimas para o exercício seguro do ato médico”, destaca.
O CRM-PI acrescenta que neste momento de crise é fundamental que as autoridades trabalhe m em conjunto.
“O fundamental, neste momento, é que as autoridades competentes trabalhem em conjunto para encontrar maneiras de melhorar as condições do trabalho médico no HUT”, finaliza.
Confira a nota do CRM-PI
Orlando Dias