27.8 C
Teresina
quarta-feira, novembro 27, 2024
Dengue
InícioDestaquesCentro-direita lidera eleições em Portugal

Centro-direita lidera eleições em Portugal

A AD (Aliança Democrática), coligação de centro-direita formada por PSD (Partido Social Democrata), CDS-PP (Centro Democrático Social – Partido Popular) e PPM (Partido Popular Monárquico), lidera com uma vantagem pequena as eleições legislativas de Portugal neste domingo (10).

 

Com 98,98% das urnas apuradas até as 21h49 (horário de Brasília), a coligação ganhou 77 cadeiras na Assembleia da República. A legenda adversária de esquerda PS (Partido Socialista) aparece com 75 assentos. Já 46 deputados do partido de direita Chega foram eleitos. As informações são da SGMAI (Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna) de Portugal.

Eleições em Portugal
Há apenas um ano, Portugal tinha um dos governos mais sólidos e estáveis da Europa, formado por maioria absoluta –ou seja, o Partido Socialista, sozinho, tinha deputados suficientes para garantir maioria.

Os anos de crise financeira profunda e da chamada “geringonça” –o pacto inédito entre socialistas, comunistas e esquerda radical em 2015 – tinham ficado para trás.

Bastaram alguns meses, no entanto, para a instabilidade voltar a tomar conta do país: em novembro, o primeiro-ministro António Costa, do Partido Socialista, renunciou —após o Ministério Público anunciar que ele era investigado em um caso de corrupção. Só que, semana depois, o próprio MP reconheceu que havia errado; o acusado não era o primeiro-ministro, mas sim um homônimo. A renúncia fez Portugal antecipar as eleições, que só aconteceriam em 2026.

Da Redação

 

 

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI