A Semana da Mulher, organizada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), encerrou nesta sexta-feira (8), com entrega de troféus, sorteios e palestra da professora Kellen Brito. Durante toda semana as servidoras tiveram acesso a programação especial com palestras, workshops, feira de empreendedorismo e aula prática de defesa pessoal.
Cintia Bartz, superintendente da Cepro que representou o secretário Washington Bonfim, falou durante o encerramento e chamou atenção para o papel da mulher na sociedade. “Precisamos discutir esse tema diariamente, especialmente nós que somos responsáveis por pensar políticas públicas; isso precisa ser discutido diariamente nos projetos”, disse a arquiteta, completando ainda que é preciso integrar a temática de gênero em projetos voltados para a população do estado.
A professora do Curso de Ciências Econômicas da UFPI e pesquisadora em Economia Feminista Kellen Brito iniciou uma discussão sobre o papel da mulher na sociedade. “Ela é socializada para fazer várias coisas ao mesmo tempo, e não paramos para questionar o quanto dessa demanda é biológica ou uma exigência social”, afirmou.
A pesquisadora destacou ainda que a carga mental dos cuidados com a casa e filhos fica com a mulher, o que pode gerar uma culpa que abala a saúde mental, e faz muitas vezes que ela coloque tudo em primeiro plano, mesmo em detrimento da saúde física.
A Semana da Mulher começou segunda (4), com o objetivo de celebrar e reconhecer a importância das mulheres na secretaria, com diversas atividades coordenadas pelo programa Retribuir.