A gerente de Enfrentamento à Violência, Roberta Mara, e a gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, lideraram, nesta terça-feira (27), as discussões com o Núcleo de Enfrentamento à Violência da Uespi e Secretaria de Segurança (SSP) para alinhar iniciativas destinadas à proteção das mulheres, abrangendo diversas formas de violência, com especial atenção ao ambiente acadêmico.
Joelfa destacou a necessidade urgente de romper com o ciclo de violência, ressaltando que muitas mulheres desistem no caminho devido ao desconhecimento de medidas protetivas ou por não identificarem que estão em situações de violência.
Por sua vez, Roberta Mara Araújo sublinhou a importância de garantir a expertise dos profissionais de psicologia, enfatizando a necessidade de uma postura ética e qualificada para fortalecer as mulheres.
Para Roberta, o Núcleo da Uespi é uma proposição positiva, capaz de sensibilizar e capacitar as mulheres para enfrentar a violência, aproveitando os recursos acadêmicos disponíveis, como o núcleo de práticas jurídicas e a clínica escola”.
A psicóloga do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Uespi, Vitória Rosa, explicou que o Núcleo visa fortalecer a rede de proteção à mulher, oferecendo atendimentos específicos para estudantes, professores e servidores. “Queremos dar apoio e acompanhamento com orientações a essas mulheres e temos como eixo atividades educativas e qualificações com o objetivo de prevenir a violência contra a mulher”, explica. Vitória ainda destacou que o Núcleo auxiliará na identificação de sinais de violência, orientando e encaminhando para a rede de apoio.
A diretora de Defesa Social da Secretaria de Segurança e coordenadora do Núcleo, Brenda Carvalho, explicou que a iniciativa surgiu de um termo de cooperação entre Uespi e Secretaria de Segurança, visando combater a violência e assédio no ambiente acadêmico. O Núcleo, que oferece serviços psicossociais e assistência social, tem como meta estender os atendimentos para todos os campus da Uespi, fortalecendo a rede de proteção à mulher em todo o estado.