O presidente Murilo o vice- Presidente Florentino Filho e dirigentes da FNE estiveram, na manhã desta quinta-feira (22/2), no gabinete do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin. Na ocasião, os engenheiros falaram da participação da federação nas reuniões, eventos e debates relacionados ao Nova Indústria Brasil (NIB), sobretudo com as propostas do projeto da entidade “Cresce Brasil +Engenharia +Desenvolvimento”, que tem temas convergentes como reindustrialização, além de saneamento, energia e clima.
Na Pauta de Saneamento o Engenheiro Florentino Filho, presidente do SENGE-PI e Vice Presidente da FNE, alertou para os processos desenfreados de privatizações das empresas de Saneamento, citando Piauí como exemplo de uma ação de afastamento do Estado das responsabilidades com a saúde do povo pobre do Piauí que não suportaria de forma financeira ficar na mão do meio empresarial no saneamento.
Alckmin falou sobre o papel da engenharia, essencial e protagonista em questões relevantes e de melhorias à vida dos cidadãos, e se prontificou em atender as demandas da FNE, visando sempre o crescimento e desenvolvimento do País.
Também se mostrou deveras preocupado com ações de alguns governadores em buscar o quinhão financeiro da venda das empresas estaduais de saneamento, visando apenas o dinheiro e esquecendo o povo do Seu Estado. Florentino lembrou que no Piauí o governo é do PT, que foge toda a regra ideológica e se se afasta da proposição do Presidente da Republica. Lembrou que os URBANITARIOS já encaminhou carta ao Presidente da República pedindo tratativas para demover o Governador do Estado de tamanha agressão ao povo do Piauí. Informou também que as entidades sindicais e técnicos em saneamento apresentarão uma proposta de projeto que garanta a manutenção do Estado no abastecimento de água.
Os dirigentes aproveitaram oportunidade para convidá-lo à XII edição do Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), e à comemoração dos 90 anos do Sindicato dos Engenheiros (SEESP), eventos que acontecerão em Setembro.