Em 1968, com a canção “Canzone Per Te”, de Sergio Endrigo e Sergio Bardotti, Roberto Carlos ganhou o primeiro lugar no Festival de Sanremo, na Itália. Apelidado pela imprensa italiana de “O Rei de Sanremo’, o cantor foi, literalmente, apresentado ao mundo.
Sanremo era o nome de um cassino famoso da cidade de Milão e por semanas só se falava no “rapaz brasileiro que canta como um verdadeiro italiano’. Isso queria dizer que o Rei cantava com o coração e, assim, mexia com a alma das pessoas.
Durante o evento, porém, uma das visitas que Roberto fez questão de fazer foi ao memorial de Santa Rita de Cássia, de quem é fervoroso devoto.
E olhe que ele estava o tempo todo ocupado durante o festival, ensaiando, checando todos os detalhes (como é seu costume) e dando entrevistas. Uma delas se tornou muito conhecida, pois tinha como entrevistadora a famosa atriz italiana Raffaella Carrà(falecida em 2021).
Nem é preciso dizer que ‘Canzone Per Te’ estourouimediatamente no Brasil e milhares de jovens procuraram aprender um pouco de italiano para cantar a bela canção defendida por Roberto naquele festival.
Ernâni Getirana (@ernanigetirana)é professor, poeta e escritor. É autor de vários livros, dentre eles “Debaixo da figueira do meu avô”. Escreve às quintas-feiras para essa coluna.