O governador Rafael Fonteles entregou, nesta sexta-feira (9), a pavimentação asfáltica de 8.800 metros quadrados da rua Rosa Tajra Adad, no residencial Torquato Neto, zona sul de Teresina. Essa é a primeira entrega de obra executada com recursos do meio do Orçamento Participativo (OPA) 2023/2024 na capital.
Rafael falou que o OPA é uma experiência premiada nacionalmente, em que a população, por meio de votação, escolhe as obras ou ações que serão executadas. “É um marco histórico no que diz respeito à participação popular efetiva. Tivemos 25 mil pessoas votando, cerca de 10% do eleitorado de Teresina e Parnaíba”, afirmou o governador.
Executado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), com investimentos no valor de R$ 928.313,41, o asfaltamento foi uma reivindicação da Associação Comunitária do Residencial Torquato Neto. Os moradores do bairro votaram para a realização da obra em agosto. Em dezembro, ela entrou para o Orçamento do Estado e agora foi concluída.
O presidente da associação do bairro, Roriz Rodrigues, disse que a pavimentação foi muito bem-vinda, pois melhorou a qualidade de vida da população. “Era uma via morta, cheia de buraco e mato e agora está movimentada, o pessoal fazendo caminhada, com direito de ir e vir”, comentou o morador.
Roriz contou que mais de 3.500 moradores do residencial votaram e escolheram três obras no OPA. A pavimentação da rua Rosa Tajra foi apenas a primeira a ser entregue. As outras que serão executadas são a pavimentação asfáltica que liga o Torquato aos Torrões e a construção do Centro de Convivência.
O secretário Washington Bonfim disse que o OPA chegou para ficar e que em breve será lançado o OPA 24/25. “Depois do Carnaval, vamos anunciar a próxima edição e autorizar a execução para outras que serão entregues”, disse o gestor informando ainda que o Orçamento Popular vai contemplar também as cidades de Picos, Floriano e Piripiri.
Da Redação