A Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí publicou, nesta quinta-feira (08/02/24), o Relatório de Gestão 2023, com o balanço das principais ações realizadas durante o ano passado. O referido documento é uma prestação de contas aos piauienses, visando garantir a transparência e a responsabilidade na administração pública fazendária, bem como prestar contas da aplicação dos recursos públicos aos cidadãos, que são os usuários dos bens e serviços produzidos pela administração pública.
Dentre os destaques estão o equilíbrio e a transparência das contas públicas, que inclusive no ano de 2023 obtiveram o reconhecido do Tesouro Nacional. O Piauí recebeu o Prêmio da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Sinconfi 2023). O Estado ainda conquistou o primeiro lugar em evolução no Ranking da Qualidade da Informação Fiscal e Contábil do Setor Público Brasileiro, obtendo nota A nesse Ranking.
O documento também destaca os principais investimentos na modernização da gestão fazendária, da administração tributária e da gestão do gasto público, por meio do PROFISCO II, além das principais ações desenvolvidas pelas superintendências, com suas respectivas diretorias, gerências e coordenações, a exemplo da Controladora Geral do Estado (CGE), que esse ano passou a ser uma Superintendência ligada à SEFAZ, visando fortalecer a eficiência, eficácia, efetividade, além da transparência e legalidade dos atos da gestão pública estadual.
Em dezembro do ano passado, no dia 28/12, foi publicada uma parte desse relatório, contendo as informações parciais, colhidas até o início do mês de novembro. Agora, estamos apresentando o documento final, com as informações completas do ano e a palavra do gestor, o secretário da Fazenda Emílio Júnior.
Confira essas e outras informações, acessando o Relatório de Gestão da Sefaz 2023: