O governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, receberam, nesta terça-feira (6), no Palácio de Karnak, alguns alunos de escolas públicas estaduais do Piauí aprovados para cursos superiores por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024.
Rafael destacou que os estudantes venceram disputas concorridas, em cursos como medicina e direito, em universidades do Piauí e de outros estados. Ele frisou que o sucesso é fruto do esforço dos alunos e da Secretaria da Educação (Seduc). “São histórias belíssimas, de muita dedicação, compromisso, e revela o apoio que tiveram da rede estadual, dos seus diretores, da nossa linha de promover mais e melhores oportunidades para que os nossos estudantes alcancem seus sonhos. Eles terão as vidas transformadas pela educação”, afirmou o gestor.
O governador informou que o número de estudantes aprovados no Sisu este ano, oriundos das escolas públicas do Estado, foi de 2 mil a mais do que no Sisu 2023. “É a prova da melhoria cada vez mais relevante no processo de aprendizagem da nossa Secretaria da Educação (Seduc)”, disse o gestor.
Aprovado para o curso de direito da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), José Francisco, 18 anos, estudou na Unidade Escolar Dom Severino, de Teresina. Ele comentou como a escola contribuiu para a conquista. “A gente teve o início de um programa chamado Recomposição, em que tínhamos contato com o conteúdo que perdemos por conta da pandemia. Também tivemos um apoio muito grande dos professores, levando a focarmos muito mais nessa parte referente ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)”, afirmou o estudante.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, comentou que os alunos da rede estadual tiveram cinco vezes mais notas 980 da redação neste ano em relação ao ano passado. “Tivemos também várias notas acima de 800 em matemática, ou seja, realmente resultados muito expressivos, com estudantes aprovados em vestibulares bastante concorridos: medicina na UFRJ, direito na UFRJ, medicina na Ufpi, direito na Ufpi e Uespi, energias renováveis, computação, engenharia civil e arquitetura. Foi um show de aprovações”, comemorou o gestor.
Bandeira disse ainda que, com os projetos e ações que a Seduc está implementando ano a ano, sobretudo a expansão das escolas de tempo integral com ensino profissional e com programas de assistência estudantil, a ideia é colher mais e melhores resultados ano a ano.