O governador Rafael Fonteles (PT) fez nesta segunda-feira (5) a leitura da mensagem de abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi). Em seu pronunciamento, o governador anunciou o balanço das ações do Governo do Estado durante 2023 e apresentou as principais metas para o ano de 2024.
Na oportunidade, também foi feita a inauguração do plenário Valdemar Macedo. A solenidade contou com a presença de deputados estaduais e federais, de secretários do governo de Rafael, do presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Emprego
“Quanto mais oportunidades, trabalho, emprego e renda o nosso povo tiver, mais prosperidade cada pessoa terá pra si, pra sua família e para o Estado como um todo. Nossa meta envolve gerar, 80 mil novas oportunidades em quatro anos. Essa meta começa a virar realidade e factível, porque fechado o ano de 2023, nós tivemos mais de 20 mil empregos.” disse o governador.
Serviços públicos
“O Estado passou a ter condição de investir. É por isso que nós já nomeamos o maior efetivo da história da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal, priorizando a segurança. Mas eu destacaria o mais importante, a integração.” afirmou o governador na solenidade.
O gestor também destacou o investimento no ensino público para a formação de jovens para o mercado de trabalho e anunciou a meta de maior implantação de escolas de tempo integral para os municípios do estado.
Saúde
O governador citou a inauguração da Nova Maternidade Dona Evagelina Rosa, a diminuição das filas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aproveitou a oportunidade para destacar o programa Saúde Digital, lançado pelo Governo do Estado.
“Nós conseguimos reduzir o tempo médio de espera por uma cirurgia eletiva em 464 dias para 144 dias, ou seja, de mais de um ano de tempo de espera médio para menos de cinco meses de tempo de espera. Isso é um grande feito para melhoria de quem usa o sistema úmido de saúde. O número de cirurgias eletivas cresceu 45%”, frisou.
Da Redação