27.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 29, 2024
Dengue
InícioDestaquesSeminário descentralizado debate Plano Estadual da Primeira Infância

Seminário descentralizado debate Plano Estadual da Primeira Infância

Foram contemplados os Territórios do Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Chapada do Vale do Rio Itaim.

O VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Suas ocorre nesta quarta-feira (31) e quinta-feira (1º), no auditório do Restaurante Gaudência, no município de Picos, localizado a 314 km de Teresina. O  evento é realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS),  Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesapi), Defensoria Pública do Piauí (DPE), Tribunal de Justiça e  Secretarias Municipais da Assistência Social.

 

O VI seminário é o último descentralizado e contempla os Territórios do Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Chapada do Vale do Rio Itaim e já foi realizado nos municípios de Campo Maior, São João do Piauí, Teresina, Corrente e Floriano. O Seminário Estadual acontece no mês de abril.

A secretária da Assistência Social, Regina Sousa, destaca a importância da criação do Plano Estadual da Primeira Infância, que vem sendo construído a partir das discussões dos seminários, tendo em vista que a  primeira infância foi considerada mundialmente como a prioridade de todos os governantes em todo o mundo. 

“A primeira infância é um programa que já existe e faz parte da Assistência Social e foi criado também o Pacto pelas Crianças, que é uma forma de evidenciar essas crianças de zero a seis. Não significa que é só o Pacto. Temos outras atividades também dentro do programa, como as capacitações das pessoas que lidam com os ambientes de acolhimento”, diz ela.

O Pacto pelas Crianças engloba crianças de zero a 6 anos nas áreas de saúde, educação e assistência social. A Primeira-dama, Isabel Fonteles, explica que todas as secretarias participantes já têm projetos programados e a Unicef está sempre presente nesse pacto, além de representantes de órgãos de outros poderes, como Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e prefeituras. 

“A primeira infância é uma política pública de município, por isso precisamos do engajamento dos secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social para que as nossas ações sejam executadas da melhor maneira nas cidades”, diz Isabel Fonteles.

Regina Sousa  ressalta ainda a importância da adesão das prefeituras ao Pacto. “É preciso que as prefeituras,  a Assistência Social, as entidades possam aderir a esse programa no sentido de fazer ele acontecer nos municípios. O seminário é também para a gente sensibilizar esses municípios e fazer essa troca de ideias”, completa a secretária Regina Sousa.

Na área da saúde, a Carretinha da Saúde oferece serviços de odontologia, oftalmologia e audiometria para crianças, além dos cartões de vacina que são atualizados na carreta. Na área da Assistência Social estão sendo realizadas obras de reforma e ampliação do Lar da Criança, com entrega prevista para março. Na Educação tem a ampliação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, com cursos de capacitação para professores e gestores  escolares para atendimento de crianças e bebês de zero a três e ainda a distribuição de kits mobília creche no valor de R$ 200 mil.

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI