Aconteceu nos dias 19 e 20 de janeiro de 2024 o ‘I Festival de Artes Cênicas de Pedro II, Piauí’, no Colégio Angelina Mendes. Um dos eventos do festival, foi o ‘Fórum de Artes Cênicas’, mediado por Marcos (do Urutau) com as participações da grande atriz piauiense e madrinha do Grupo de Teatro Urutau, Bid Lima (que também ministrou uma oficina), Patrícia Mendes e Francisco Waldílio (representantes da cultura no nível estadual) e Ernâni Getirana, professor e autor convidado.
O evento em si foi uma realização da Trupe de Teatro Urutau, de Pedro II, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro II, do Governo do Estado, SIEC, SECULT e do Armazém Paraíba. Do evento participaram também o pessoal da capoeira e a prestigiada Bandinha de Música Mestre Alessandro (maestro Getulivan Perfeito).
Pedro II sempre cultivou a prática do teatro amador. Desde pelo menos a década de 1940 sempre houve grupos de jovens que encenavam peças religiosas e folclóricas. Mas com esses jovens que fazem o Urutau, as coisas são muito profissionais e é pagar para ver logo, logo, eles brilhando. Voltaremos a falar deles em outros textos.
K–POP (*)
Um dos grupos que mais chamou a atenção do público durante o evento foi o Black Cover, um grupo de K–Pop. O grupo começou há três anos, durante a pandemia com a líder, Haru. Atualmente é composto por: Haru (Ângela), Hanny (Lohanny), Monamoo (Stefany), Diogo (Didi), Nico (Letícia), Sammy e Águi (Adna) e Duda.
Realmente fazer e assistir a eventos de arte é uma maravilha, um privilégio a que todos os cidadãos pedro-segundenses têm direito. Viva a arte, viva o teatro, viva o Urutau!!
* K-pop (abreviação de korean pop [música pop coreana ou música popular coreana] hangul: 케이팝; rr: ke-i-pap) é um gênero musical originado na Coreia do Sul (WP).
ERNÂNI GETIRANA (@getirana) É professor, poeta e escritor. É autor de vários livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô’. Pertence à APLA, AVAL, UBE e IHGPI. Escreve às quintas-feiras para essa coluna.