30.8 C
Teresina
quarta-feira, novembro 27, 2024
Dengue
InícioDestaquesTSE publica edital para preencher vaga no TRE do Paraná, que julgará...

TSE publica edital para preencher vaga no TRE do Paraná, que julgará cassação de Moro

A medida, determinada com urgência pelo ministro Alexandre de Moraes, pode evitar atrasos na análise do processo

O Tribunal Superior Eleitoral publicou nesta terça-feira 23 o edital para preencher uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. A decisão é crucial para evitar atrasos no julgamento do senador Sergio Moro (União-PR) na Corte estadual.

 

A lista tríplice publicada no Diário da Justiça Eletrônico tem:

  • Roberto Aurichio Junior;
  • José Rodrigo Sade; e
  • Graciane Aparecida do Valle Lemos.
 

O próximo passo depende do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE. Ele terá de pautar a votação da lista no plenário do Tribunal, o que pode acontecer no início de fevereiro, com o fim do recesso do Judiciário. Na sequência, caberá ao presidente Lula (PT) nomear o próximo integrante do TRE paranaense.

No sábado 20, Moraes já havia determinado a publicação urgente do edital com a lista tríplice.

O TRE-PR analisa em conjunto duas ações de investigação que podem cassar o mandato de Moro – uma delas protocolada pela federação PT/PV/PCdoB, outra pelo PL do Paraná.

O regimento interno estabelece que as decisões que podem levar à cassação de registro ou à perda de diplomas somente poderão ser tomadas com a presença de todos os membros do tribunal.

Nesta terça, termina o mandato de Thiago Paiva dos Santos, representante da classe dos advogados. Daqui a quatro dias, chegará ao fim a participação dos dois substitutos da mesma classe: José Rodrigo Sade e Roberto Aurichio Junior.

Portanto, a fim de que o julgamento ocorra, será necessário aguardar a nomeação do substituto de Santos, já que não há previsão de iniciar a votação nesta semana.

Aurichio Junior tem especialização em Direito e Processo Penal Aplicados pelo Centro Universitário Positivo. Sua experiência tem ênfase em Direito Público.

Sade foi responsável pelo setor Contencioso Estratégico no De Figueiredo Demeterco & Sade Sociedade de Advogados. É pós-graduado pela Universidade Federal do Paraná em Direito Contemporâneo.

Lemos, por sua vez, já foi juíza substituta do TRE-PR. Ela tomou posse em setembro de 2017 e permaneceu no posto até setembro de 2019.

Em 14 de dezembro, a Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná pediu o acolhimento parcial das ações, com a cassação do mandato de Moro por abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022. O ex-juiz nega todas as acusações.

Na avaliação do Ministério Público, “a lisura e a legitimidade do pleito foram inegavelmente comprometidas pelo emprego excessivo de recursos financeiros no período que antecedeu o de campanha eleitoral, porquanto aplicou-se monta que, por todos os parâmetros objetivos que se possam adotar, excedem em muito os limites do razoável”.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI