A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) tem desempenhado um importante papel na modernização do serviço público no estado, por meio do desenvolvimento de sistemas e gestão de tecnologia, atendendo as demandas de diversos órgãos do Governo do Piauí.
Um dos órgãos da administração pública estadual a ser atendido com esse trabalho é a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento). Nesta sexta-feira (12), representantes da Etipi e da Piauí Fomento estiveram reunidos para alinhar a parceria que vai resultar na modernização dos sistemas de crédito por meio de plataformas virtuais.
Destacando a importância da tecnologia na melhoria da entrega de serviços públicos à população, o presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo, explica que a parceria busca fazer com que todo o processo da operação de crédito e liberação dos recursos para a população piauiense seja de forma digital.
“Estamos tratando do planejamento de entregas da plataforma digital da Piauí Fomento e ainda do sistema de assinatura digital, no qual todo o processo da operação de crédito e da liberação dos recursos será digital e está sendo desenvolvida pela Etipi”, afirmou Feliphe.
Já o presidente da Etipi, Ellen Gera, afirma que a modernização desses sistemas por meio de plataformas virtuais não apenas agiliza os processos, mas também fortalece a segurança e acessibilidade aos serviços de crédito no Piauí.
“É muito importante para nós termos o governo digital, uma identidade forte. A identidade garante segurança para os cidadãos e isso se dá por meio do processo de assinatura digital. Isso agiliza todo o processo e dá muito mais segurança. Então, estamos desenvolvendo, em parceria com a Piauí Fomento, esse assinador, um produto que estará presente no Gov.pi Cidadão e vai estar disponível na plataforma digital da Piauí Fomento. É mais tecnologia chegando ao cidadão piauiense”, ressaltou Ellen Gera.
Além dessa plataforma, a equipe de transformação digital da Etipi é responsável, atualmente, por 171 sistemas e tem trabalhado no desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas, promovendo a transformação digital e a modernização de outros órgãos do estado, como a Secretaria das Relações Sociais (Seres), a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), dentre outros.