Com a meta de dar início ao processo de transformação digital, modernizar os serviços públicos e realizar a plena gestão da tecnologia, com vistas para o que foi chamado de ‘governo sem papel’, o Governo do Estado realizou importantes ações e buscou o que há de mais moderno no mundo nesta área. Como resultado, foi lançado em setembro de 2023, com 53 serviços, o Gov.pi Cidadão, que chega aos 100 dias de atividades nesta quarta-feira (27), entregando agora para a sociedade 100 serviços digitais.
O Gov.pi Cidadão é um sistema que, a partir da interoperabilidade entre entidades, permite a oferta de serviços públicos dentro de um ambiente virtual seguro, de forma rápida e prática. Entre as últimas novidades lançadas, está um pacote de serviços voltados aos servidores estaduais. Acessando o Gov.pi Cidadão pelo aplicativo ou pela página web, o servidor público estadual pode consultar a sua jornada de trabalho, com informações sobre faltas, férias, ponto eletrônico, contracheque, dentre outras possibilidades.
Na plataforma também estará disponível a credencial eletrônica para a identificação dos servidores. Os colaboradores da Empresa de Tecnologia da Informação (Etipi) e servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) serão os primeiros a contarem com o crachá digital via Gov.pi Cidadão.
Quem precisar apresentar comprovante de residência em compras ou operações específicas poderá acessar o comprovante de forma eletrônica no Gov.pi Cidadão. A ação vai facilitar o dia a dia, eliminando também o uso do papel.
Os serviços do Detran, que já tinham grande busca no Gov.pi Cidadão, agora oferta a jornada completa, disponibilizando todos os serviços, tanto os relacionados aos veículos como para CNH.
“Chegamos aos 100 dias do lançamento do Gov.pi Cidadão anunciando 100 serviços. Dobramos a oferta de serviços e outras áreas agora estão sendo contempladas com importantes funcionalidades. Por meio da tecnologia, o cidadão pode ter acesso ao governo de forma rápida, ágil, na palma da mão, num ambiente digital seguro. Em 2024, teremos ainda mais serviços a serem ofertados para facilitar a vida dos piauienses”, explicou Ellen Gera, presidente da Etipi.
Dentre os novos serviços ofertados via Gov.pi Cidadão está a matrícula da rede estadual de ensino. Os interessados em ingressar na educação pública ou matricular filhos e outros dependentes devem baixar o aplicativo e seguir o passo a passo indicado para a realização desse processo, que este ano é totalmente digital.
Acessando o Gov.pi Cidadão também é possível agora realizar consultas à Nota Piauiense, verificando o saldo de cashback, lista de produtos adquiridos e ainda fazer o resgate financeiro.
O Gov.pi Cidadão chega aos 100 dias ofertando 100 serviços digitais. Na plataforma, foram criadas 38.600 contas e 40.387 downloads (sistemas Android e IOS). Tamanha busca revela o interesse dos piauienses em dispor dos serviços públicos com rapidez e agilidade, por meio de plataformas digitais.
O Gov.pi Cidadão está disponível em todas as lojas de aplicativo, tanto no sistema Android como IOS. A carta de serviços está disponível no site do Governo do Estado.