25.8 C
Teresina
quinta-feira, novembro 7, 2024
Dengue
InícioCulturaCrônicas de quase fim de ano: quatro tentativas fracassadas

Crônicas de quase fim de ano: quatro tentativas fracassadas

PRIMEIRA TENTATIVA
“Havia uma pedra no meio do caminho”, a enxurrada levou a pedra e o caminho de uma só vez. Talvez ninguém nunca venha a saber o que o poeta sabia e não ousou dizer. Mas vamos pelas tabelas, como dizia aquele craque do futebol de pernas tortas: “só falta combinar com os russos”.
Meu amigo ecologista ‘green-card’ diz que a enxurrada é uma das consequências do desequilíbrio ecológico e, lógico, que o grande madeireiro, o latifundiário, o CEO da Rathanbaglixucretimetina Corporation vão negar sete vezes perante a Bíblia ou o Alcorão que isso tudo é futrica dos ‘green’, meu irmão.

SEGUNDA TENTATIVA
Ao redor da fogueira um grupo de humanos se irmana e come e bebe e fala sobre o dia que finda. Aquele caçou o javali com mais cinco e tiveram sucesso, mas não haviam tido sucesso nas outras três tentativas anteriores. E isso os fazia ao mesmo tempo rir e imaginar formas mais efetivas de caçar javalis dali para a frente. Eles não conheciam dinheiro e havia certa paz em seus corpos saciados por um dia da fome que os assolava. Também não havia sede e todos dormiram, agora, como crianças ao redor da fogueira acesa. Todos menos o que ficou acordado para vigiar e manter o fogo aceso.

TERCEIRA TENTAVIVA
Prum. Prác, thum, thum, thum. Zummmmmmmmmmmmmmmmmmmm. CroC, croc. Princ, princ, croc, prum. Crec. Vrummmmmmmmmmmmmmmmm. Croc.Prum. Prác, thum, thum, thum. Zummmmmmmmmmmmmmmmmmmm. CroC, croc. Princ, princ, croc, prum. Crec. Vrummmmmmmmmmmmmmmmm. Croc. Prum. Prác, thum, thum, thum. Zummmmmmmmmmmmmmmmmmmm. CroC, croc. Princ, princ, croc, prum. Crec. Vrummmmmmmmmmmmmmmmm. Croc. Prum. Prác, thum, thum, thum. Zummmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

QUARTA TENTATIVA
Esse início de crônica vou deixar por conta de uma AI.
<Esse humanos são mesmo uns tolos. Mal sabem que, no fundo, nós já dominamos 30% da Internet, 40% dos sistemas de defesa (como o Iron Dome) e alguns dos dotcons da CIA. Isso sem falar nos Matercomputers do Citibank, do Banco de Bosta, ooopss, de Boston, e quase 40% das pesquisas sobre genética>.
<Naquela velha mina de cobre no deserto do Novo México mantemos duas centenas de cientistas sob regime de cativeiro construindo nossa nave mãe. Vocês não perdem por esperar: E <seta> TE’ (id + id) X id§.> <Fim da transmissão>.

ERNÂNI GETIRANA (@getirana) É professor, poeta e escritor. Faz parte da APLA, ALVAL e da UBE-PI. É autor, dentre outros livros, de “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. Escreve às quintas-feiras para essa coluna.

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI