A Secretaria da Fazenda (SEFAZ-PI) conquistou o primeiro lugar na categoria tipo 2 (que recebe entre 61 e 160 manifestações) do I Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria Pública. O primeiro lugar na categoria tipo 1 (que recebe entre 161 e 500 manifestações) foi conquistado pela Secretaria de Administração (SEAD). E a primeira colocação na categoria tipo 3 (que recebe até 60 manifestações) foi conquistada pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF).
Na ocasião, o secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior, e a Superintendente da Controladoria Geral do Estado (CGE), Amparo Esmério, receberam Menção Honrosa. Emílio Júnior ressaltou a importância do trabalho da Ouvidoria-Geral, parabenizou os premiados e agradeceu o empenho da equipe da Ouvidoria setorial da Sefaz. “Ficamos orgulhosos pela premiação da Ouvidoria setorial da Sefaz, que recebe as demandas e ajuda nossos gestores e servidores a corrigirem as falhas, procurando dar um retorno à população. É preciso entender que a Ouvidoria protege o gestor de uma administração ruim, por isso não podemos ter receio de reclamação, precisamos é dar um retorno à população e corrigir as falhas apontadas”, afirma Emílio Júnior.
A premiação foi realizada pela Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí, nesta terça-feira (19), no auditório da Etipi, Centro Administrativo. O concurso visa proporcionar o reconhecimento e incentivo às ouvidorias que se destacam no atendimento aos cidadãos e na promoção da transparência e eficiência nos serviços públicos.
“O prêmio mostra o esforço de uma equipe dedicada, trabalhar com a ouvidoria nos coloca em uma posição em que necessariamente precisamos praticar a empatia e tentar resolver os problemas que surgem. Dividimos esse reconhecimento com todos os servidores da Fazenda, que nos atendem, prontamente, para resolver todas as demandas e manifestações. Estamos todos de parabéns”, disse a Coordenadora de Controle Interno e da Ouvidora Setorial da Sefaz, Joéldina Scarcela, que também agradece o apoio da auxiliar administrativa Amanda Teresa Barbosa.
O concurso contou com a participação ativa de 18 das 23 ouvidorias setoriais integrantes da Rede de Ouvidoria do Estado do Piauí. O objetivo principal do concurso é identificar e premiar as ouvidorias que incorporam boas práticas no exercício de suas atividades, incentivando a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. As inscrições ocorreram entre 2 e 28 de outubro deste ano.
Durante a solenidade, o Ouvidor-Geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra de Araújo, ressaltou o apoio que tem recebido do Governo para reestruturar o órgão, que agora é reconhecido nacionalmente pelos avanços, inclusive no Grupo de Trabalho do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “E o resultado ou materialidade concreta desse aprimoramento é o aumento na quantidade de manifestações da população junto à Ouvidoria-Geral do Estado. Em 2023 recebemos mais notificações do que a soma dos últimos quatros anos, 17.194 manifestações recebidas até 18 de dezembro desse ano, enquanto que durante o período foram recebidas 16.921 notificações. Isso é positivo porque também demonstra a participação da população na gestão pública“, disse Raimundo Dutra.
A premiação das ouvidorias setoriais foi dividida em três categorias, levando em consideração a quantidade de manifestações recebidas, conforme o segundo boletim trimestral de abril a junho de 2023. Durante a solenidade, além da entrega dos prêmios, também foram concedidas menções honrosas a outros parceiros da OGE/PI que contribuíram para o sucesso das ações do órgão em 2023.
A solenidade especial para celebrar as práticas exemplares das ouvidorias setoriais no âmbito estadual contou com a presença do Secretário de Governo, Marcelo Noleto, representando o governador Rafael Fonteles.