O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Erivan Lopes, cassou os mandatos de Valmir Barbosa de Araújo e Evanil Conrado de Moura Lopes, prefeito e vice-prefeita de Dom Expedito Lopes, respectivamente, com o imediato afastamento do cargo.
De acordo com o desembargador Erivan Lopes, a decisão proferida nesta quarta-feira (13) determina que a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Renata Alves de Sousa, exerça, em caráter provisório, o cargo de prefeita da municipalidade, até que sejam ultimadas todas as medidas pelo TRE-PI para a realização de nova eleição majoritária, na forma estabelecida no art. 224 do Código Eleitoral.
Valmir e Evanil foram cassados na sessão do dia 06 de novembro pelo o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que reformou a sentença do Juiz da 62ª Zona Eleitoral, Fabrício Paulo Cysne Novaes. Em sua sentença o magistrado de 1º grau julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pela coligação “Resgatar a Verdade e o Compromisso” formada pelos partidos, Progressista (PP) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tendo como representante o Sr. Maxwell Martins Dantas onde o mesmo acusou o prefeito reeleito Valmir Barbosa de abuso de poder político e compra de votos.
Da Redação