31.8 C
Teresina
terça-feira, novembro 5, 2024
Dengue
InícioDestaquesIrrigantes que haviam perdido benefício de energia recebem novo prazo para recadastramento

Irrigantes que haviam perdido benefício de energia recebem novo prazo para recadastramento

Na última quinta-feira (7), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) respondeu a uma consulta da Equatorial sobre o uso da auto declaração para os clientes da base de recadastramento de 2022 que já perderam o benefício do subsídio federal de irrigação e aquicultura. Os irrigantes haviam perdido o desconto na conta de energia por não terem cumprindo o prazo de recadastramento do ano 2022.

 

A Agência prolongou o prazo para que os irrigantes não fiquem sem o benefício nos próximos anos. Agora, os clientes com atividade de irrigação e/ou aquicultura do Grupo B têm até o dia 29 de dezembro de 2023 para apresentarem a auto declaração de benefício tarifário, reavendo assim o benefício a partir da apresentação do documento.

“Recebemos o resultado de uma consulta que foi realizada a ANEEL sobre a auto declaração para os clientes do grupo B que já perderam o benefício e que estavam na base de recadastramento do ano de 2022. Esses clientes também poderão usufruir da auto declaração até o dia 29 de dezembro de 2023”, informou Patrícia Araújo, consultora de relacionamento da Equatorial.

O secretário da Sada, Fábio Abreu comemorou a notícia. “Uma excelente notícia para os nossos irrigantes que perderam o seu benefício do subsídio do Governo Federal da energia elétrica. Agora eles poderão reaver os seus benefícios junto com a Equatorial. Orientamos a todos a comparecerem ao atendimento presencial da Equatorial, munidos de seus documentos pessoais, do registro de produtor rural e da auto declaração devidamente preenchida para reaver o benefício de desconto na conta de energia elétrica”, disse.

A auto declaração habilita o consumidor a receber provisoriamente o benefício tarifário na unidade consumidora sob sua responsabilidade, até a próxima revisão cadastral, prevista para ocorrer em 3 (três) anos. Neste período o consumidor deve apresentar à distribuidora a comprovação da existência do licenciamento ambiental e da outorga do direito de uso de recursos hídricos, quando exigido em legislação federal, estadual, distrital ou municipal específica ou a respectiva dispensa.

Quase 1500 irrigantes haviam perdido o prazo e estariam com a sua produção comprometida com a perda desse subsídio já que o corte no benefício de energia impacta diretamente na produção de alimentos, e na geração de renda dos municípios. O desconto tarifário aos consumidores com atividade de irrigação e/ou aquicultura é subsidiado pelo governo.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI