Durante o percurso até a Casa Rosada na posse de domingo (10.dez.2023), o novo presidente da Argentina, Javier Milei, quase foi atingido por uma garrafa de vidro. O objeto passou perto da cabeça do libertário, que desfilava em um carro conversível, e acabou atingindo um guarda que estava escoltando o carro. O segurança ficou ferido e foi atendido pela equipe médica.
Assista (10s):
🚨| URGENTE: Durante la asunción de Javier Milei casi le golpean la cabeza con una botella al presidente Javier Milei. La izquierda comunista quiso atacarlo pero por suerte no pasó a mayores. Milei debe ser protegido de los asesinos comunistas. pic.twitter.com/5ZypeXf5my
— Eduardo Menoni (@eduardomenoni) December 11, 2023
Segundo o Clarín, o agressor foi identificado como Gastón Ariel Mercanzini, de 51 anos. No entanto, nenhuma evidência foi encontrada com o homem para que fosse confirmada a autoria do crime.
“Esta pessoa foi identificada e, não tendo entre os seus pertences elementos constitutivos de crime e nenhum dos presentes fez qualquer denúncia, foi efetuada uma consulta ao sistema de antecedentes e, não existindo qualquer impedimento legal atual, deixou o local”, disseram as forças de segurança de Buenos Aires.
Mercanzini teria sido identificado a partir dos vídeos de câmeras de segurança. Nas imagens, um homem arremessa uma garrafa por trás da multidão e sai andando.