31.8 C
Teresina
terça-feira, novembro 5, 2024
Dengue
InícioDestaquesRafael Fonteles lança Programa Viver Sem Depender com foco na reinserção de...

Rafael Fonteles lança Programa Viver Sem Depender com foco na reinserção de dependentes químicos

Com o programa, o repasse para a recuperação de dependentes químicos aumenta em 30%

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta quinta-feira (7), no Palácio de Karnak, o Programa ‘Viver Sem Depender’, iniciativa da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) para implementação de ações na abordagem da problemática das drogas na região.

 

O programa amplia a oferta de vagas para a recuperação de pessoas em drogadição. Antes eram 942, agora são 1.000 em 36 entidades que prestam este serviço. O valor pago a cada pessoa internada, no valor de R$ 1.000, passou para R$ 1.300, o que vai possibilitar um melhor atendimento às pessoas em recuperação – um trabalho que requer contratação de profissional de nível superior, estabelecimento de plano terapêutico, além de ações de lazer e espiritualidade. Para a reinserção social, está sendo firmada parceria  com o Sistema S.

O foco do Viver Sem Depender é o cuidado e reinserção de dependentes químicos e codependentes, além da prevenção ao uso de drogas no estado, fornecendo diretrizes, supervisão, acompanhamento e suporte financeiro na implantação e funcionamento de projetos sociais elaborados e executados por organizações da sociedade civil nas 12 microrregiões do Piauí, com ênfase para a Grande Teresina.

O governador Rafael Fonteles disse que o Piauí é destaque nessa política. Segundo ele, para resolver o problema das drogas, não se pode abrir mão de nenhuma alternativa que funcione, envolvendo pessoas abnegadas, entidades dedicadas, voluntários que se organizam em instituições do terceiro setor, ligadas ou não a igrejas. “Nós acreditamos nessa metodologia, que vai se somar às demais, para enfrentarmos esse problema complexo que é o enfrentamento às drogas, desde a prevenção”, pontua o governador.

Segundo o coordenador da Cendfol, Tiago Vasconcelos, o Viver Sem Depender vai trazer um foco maior à atividade de prevenção. “Este é o maior projeto de prevenção desenvolvido na história do nosso Estado, e será feito em parceria com a Secretaria Estadual de Educação a partir do ano que vem. Estamos muito felizes com o lançamento do Programa Viver Sem Depender, porque nós estamos dando uma cara para todos os projetos desenvolvidos pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer”, disse.

Durante o evento, foram assinados termos de fomento entre o Estado e as comunidades terapêuticas, assim como com entidades dedicadas ao trabalho preventivo.  Célio Luiz Barbosa, presidente da Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas  (FENAC) e fundador da Fazenda da Paz avalia de forma positiva o “Viver Sem Depender”. “Esse programa vai nos ajudar a acolher melhor os nossos acolhidos. Ou seja, a manutenção diária das comunidades terapêuticas. Então, para nós é um momento muito bom porque nós vamos ter condições financeiras para realizar este cuidado”, considera. 

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI