O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), vai recriar a Secretaria de Segurança Pública do estado. Ele vai indicar ao posto o policial federal Victor dos Santos.
O anúncio do nome de Santos deve ser publicado no Diário Oficial ainda nesta segunda-feira (27).
O g1 apurou que a nova estrutura da Secretaria de Segurança será mais enxuta que anteriormente e deve ter três subsecretarias: gestão, operacional e de inteligência.
Segundo o blog apurou, Santos já é um nome que Castro conhece há bastante tempo, que trabalhou com ele durante a Jornada da Juventude, quando o Papa veio ao Brasil. Ele tem experiência na área administrativa pois, no Distrito Federal, foi superintendente da Polícia Federal (PF). Ele também já prendeu o bicheiro Rogério de Andrade, em 2022.
O ex-governador Wilson Witzel extinguiu a secretaria em 2019. Depois disso, foi feita a divisão entre a Secretaria da Polícia Civil e a Secretaria da Polícia Militar e cada chefe de corporação ganhou status de secretário.
O Rio de Janeiro passa por uma crise na segurança pública. Desde 6 de novembro, começou a valer o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do estado. A operação deve durar até 3 de maio de 2024 e foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao todo, segundo o Ministério da Justiça são empregados 3,7 mil militares das Forças Armadas, sendo:
- 2.000 do Exército
- 1.100 da Marinha
- 600 da Aeronáutica