Nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Estado da Defesa Civil, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Piauí (CCOM), realizou o Workshop Comunicação de Riscos para o Período Chuvoso 2023/2024. O objetivo foi integrar, capacitar e compartilhar conhecimentos, tendo como público-alvo jornalistas e outros profissionais de comunicação, além dos assessores de imprensa das secretarias estaduais. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, a iniciativa visa preparar a população e os meios de comunicação, munindo-os de informações de grande relevância para o monitoramento e percepção de riscos durante o período chuvoso. “Estamos aqui trabalhando a comunicação risco, com uma metodologia que fornece aos profissionais de comunicação, não apenas informações acerca do funcionamento do Sistema de Proteção Civil, mas um pouco sobre o monitoramento, sobre a percepção de risco, enfim, informações para orientar toda a cobertura de mídia durante o período chuvoso e sobre os possíveis riscos que a população está submetida”, disse.
A iniciativa colabora para que sejam divulgadas orientações técnicas e esclarecedoras para a população, com o apoio dos canais de televisão, jornais, portais de notícias e emissoras de rádio, ampliando o alcance da informação.
“A comunicação é uma ferramenta importantíssima de divulgação de eventos, fatos, informações, mas, principalmente, de preparação, clareza e precisão. Ou seja, é muito importante que ela seja trabalhada no sentido de divulgar os acontecimentos de forma acessível, clara e precisa, para que a população possa entender com perfeição o que a gente quer comunicar, informar e, assim, ela possa se preparar para qualquer evento climático adverso, de maneira preventiva”, explica o coordenador estadual de Comunicação, Mussoline Guedes.
“Foi um privilégio participar do workshop, que proporcionou insights valiosos sobre como comunicar efetivamente os perigos associados às condições climáticas adversas, especialmente durante a temporada de chuvas. O workshop explorou diversas maneiras de fortalecer a compreensão pública dos riscos associados às condições meteorológicas. Agradeço aos organizadores por oferecerem essa oportunidade de aprendizado”, ressalta Sebastian Pinheiro, assessor de comunicação da Ouvidoria do Estado.