O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, e a Superintendente da Receita Estadual, Graças Moreira Ramos, fizeram uma visita técnica, na manhã desta quinta-feira (23), ao mais novo empreendimento da rede hoteleira piauiense, o hotel Monã, que promete impulsionar a economia e o setor de turismo, negócios e eventos da capital piauiense, a partir do próximo ano. Antes mesmo de inaugurar, a obra gera novas oportunidades de emprego para cerca de 180 piauienses, nessa fase da construção.
“É um empreendimento surpreendente, ficamos muito encantado e feliz pelo nosso Estado receber um empreendimento desse porte, que além de não deixar a desejar em relação aos melhores hotéis do país, ainda vai contribuir para o fortalecimento da economia e do turismo piauiense, inclusive de negócios e eventos. Desejamos muito sucesso”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
A visita técnica foi acompanhada do empresário, José Robson de Oliveira, proprietário do hotel e ex-presidente da Associação Piauiense de Atacadistas e Distribuidores (APAD), e ainda da engenheira Mônica Aguiar, responsável pela obra.
Na ocasião, o empresário Robson Oliveira disse que tudo foi feito com muito capricho, aproveitando os produtos e a mão de obra local. “Não economizamos em nada para dar ao Piauí tudo de melhor, que os grandes hotéis do país oferecem hoje. É uma forma de retribuir ao Piauí tudo o que conquistamos aqui, eu e a minha família”, diz o empresário Robson Oliveira, que é maranhense, de Caxias, mas mora e tem negócios no ramo atacadista piauiense há 23 anos.
O novo hotel tem espaços diversificados para vários tipos de eventos, cada um com área de cozinha e banheiros independentes, além disso, ainda oferece uma bela área de lazer, na cobertura, que permite uma vista panorâmica da cidade, em uma localização privilegiada, considera uma das mais nobre de Teresina, na avenida Homero Castelo Branco, zona leste.
Também conta com spa, academia, bar e restaurante abertos ao público. E o hotel ainda oferece duas áreas subterrâneas para estacionamentos, com capacidade para mais de 100 carros. São mais de 3000 metros quadrados de muita beleza, luxo e conforto, distribuídos em seis andares e dois pavimentos subterrâneos.
E para propiciar o máximo de conforte aos hóspedes, o hotel conta com uma suíte presidencial muito ampla, 150 metros quadrados. Possui ainda cinco suítes máster luxo, de 72 metros quadrados, e 64 apartamentos, de 39 metros quadrados.
O empreendimento também valoriza muito o aspecto cultural, a começar pelo nome do hotel, Monã, que tem origem indígena, significa Deus em tupi-guarani. Prioriza também, na decoração, as peças do artesanato piauiense, com painéis artesanais no hall de entrada e mosaicos que representam características peculiares de Teresina, a exemplo do encontro dos rios, valorizando também obras do artesanato local, como as da artesã Fátima Campos, expostas no hall de entrada. Sendo este último espaço bastante amplo, 220 metros quadrados, e embelezado por um espelho d´água.
Outra preocupação do empresário é quanto à preservação do meio ambiente, toda energia elétrica do hotel, inclusive a dos geradores, é produzida por meio de uma usina de energia solar. E ainda foram adotadas várias medidas de segurança contra incêndio, o hotel conta, por exemplo, com uma escada enclausurada à prova de fumaça, ou seja, envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo. O empreendimento será inaugurado no primeiro semestre de 2024.