O governador Rafael Fonteles iniciou, nesta quarta-feira (22), a missão em Lisboa, Portugal, onde participou de reuniões com representantes de cadeias hoteleiras dentro da programação do Investe Piauí Day/Encontros de Negócios Made in Piauí.
O momento de networking aconteceu com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na oportunidade, o governador apresentou o potencial turístico piauiense em regiões como o litoral e a Serra da Capivara, além de estreitar laços com investidores do segmento para futuras parcerias.
O governador esteve com Azim Jamal, CEO do grupo Sana, que tem mais de 40 hotéis e atua na Alemanha, Angola e Portugal, que acertou uma visita ao Piauí. Fonteles também participou de reunião com Bruno Ferreira, representante da Blacklake, fundo suíço que investe em diversos setores econômicos, incluindo mineração e hotelaria.
O governador destaca que está feliz de participar deste momento de promoção do turismo piauiense. “Sabemos do nosso enorme potencial. E Lisboa, que é um exemplo do crescimento turístico, uma força que é porta de entrada para a Europa inteira, é sem dúvida, uma parceria muito especial e efetiva para aumentar as possibilidades de turismo no nosso estado, gerando mais hotéis, mais restaurantes, mais rotas turísticas, empregando mais o nosso povo”, considera.
Fonteles aponta o Plano Estadual do Turismo como uma mola propulsora para o segmento no Piauí. “Teremos um recurso muito mais substantivo para promover rotas turísticas, investimento enorme em infraestrutura, novos aeródromos, aeroportos, novas rodovias para acessar alguns pontos, muito incentivo para a atração de novos hotéis”, acrescenta.
O superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César, explica que este é o momento de mostrar aos empresários europeus as atrações turísticas piauienses. Ele detalha que o evento se dividiu em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma rodada de negócios com empresários do Piauí que apresentaram seus empreendimentos para agências de turismo. “O primeiro é um evento do turismo, uma realização do Governo com o Sebrae Piauí, onde teremos rodadas com empresários piauienses que estão apresentando seus negócios para várias agências de turismo de Portugal, vendendo o turismo piauiense”, acrescenta.
Em um segundo momento, foi realizado um seminário com a equipe técnica do Sebrae, falando de dois pontos turísticos importantes: a Rota das Emoções e a Serra da Capivara.
O governador Rafael realizou um pronunciamento aos presentes, destacando pontos fortes do turismo da região.
Da Redação