O governador do Piauí, Rafael Fonteles, discursou na segunda-feira (20) na abertura da Semana Europeia de Hidrogênio Verde, apresentando os potenciais do Piauí. Logo em seguida aconteceu a abertura do 3º Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, onde apresentou detalhadamente como o estado tem condições de receber investimentos nessa área e, também, os projetos que já estão em andamento. O Piauí esteve presente com um estande apresentando as potencialidades do estado na produção do combustível do futuro.
“O estande do Piauí foi o mais visitado em todo o evento. Aqui aconteceu também o 3º Summit Piauí-Europa onde pudemos apresentar mais detalhes do projeto do vale do hidrogênio verde do Piauí, inclusive investimentos que já contam com licença para iniciar, tornando o Piauí o maior hub de hidrogênio verde do mundo”, detalhou Fonteles, que continua no estande do Piauí no evento, apresentando os potencias do estado para investidores e representantes governamentais.
Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, destaca que o estado vem atraindo atenção dos investidores internacionais e que os frutos já estão sendo colhidos nesse primeiro dia do 3º Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde. “Apresentamos todos os projetos, assinamos mais memorandos de entendimento e foram apresentados os estudos das inúmeras empresas que estão se dedicando a compreender o porquê o Piauí tem as melhores condições para hidrogênio verde”, apontou Victor Hugo.
Durante o evento, foram apresentadas pesquisas que demonstram que o estado reúne condições perfeitas para a produção do combustível. “Hoje o estado do Piauí é reconhecido pela comunidade de investidores e pesquisadores do hidrogênio verde, como um dos grandes locais que irá se desenvolver para essa indústria do hidrogênio verde”, complementou Hugo.
Piauí contemplado nos 2 bilhões de euros anunciados pela UE
O Piauí será contemplado com o investimento de 2 bilhões de euros, que a União Européia (UE) fará na cadeia de produção de hidrogênio verde no Brasil. A presidente da UE, Ursula von der Leyen, destacou o potencial do projeto a ser desenvolvido e instalado em Parnaíba, um dos maiores do mundo.
O Governo do Piauí vem buscando parcerias na Europa para a aproximação com investidores e empresas interessadas na produção e comércio do combustível. O embaixador do Brasil na Bélgica, João Mendes Pereira, reconhece o potencial do estado e presta apoio total ao Piauí na Bélgica.
“É um prazer imenso receber o governador e a comitiva aqui em Bruxelas, para esse evento sobre o hidrogênio verde que vai redinamizar completamente a região Nordeste, em especial o Piauí. Podem contar com a embaixada do Brasil em Bruxelas para tudo que pudermos fazer, para ajudar nesse processo tão importante”, declarou o embaixador.
O embaixador do Brasil na União Europeia, Pedro Miguel da Costa, também declarou apoio à iniciativa do Governo do Piauí, nesse processo de desenvolvimento na área de energia e combustível limpo. “Esse projeto no Piauí serve como exemplo do tipo de iniciativa que nós queremos com a União Europeia e com seus países membros. Projetos na área de energia renovável, de sustentabilidade e que são símbolos na parceria estratégica entre as duas regiões”, defendeu Pedro.
Durante o evento, novos memorandos de entendimento foram assinados para implementação e desenvolvimento da cadeia produtiva do combustível no Piauí. Os memorandos visam a implementação de processos, por meio de parceria entre as instituições, de inovação tecnológica para o estabelecimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde.
Missão na Europa
Rafael Fonteles iniciou a viagem à Europa no último sábado (18). Ele esteve na Croácia, no domingo (19), onde conheceu o Porto de Krk, que será a principal porta de entrada na Europa, do hidrogênio e amônia que o Piauí produzirá.
Na Bélgica, Rafael conhece nesta terça (21), o porto da Antuérpia, a porta de entrada para a Bélgica. Já em Portugal, Rafael participa do Showcase Piauí Portugal e o Investe Piauí Day, que fomenta a vinda de turistas europeus para o Piauí e investidores para instalação de complexos turísticos no estado.
Fonte: Ccom