O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo neste domingo (19) em suas redes sociais em que convoca a população para participar da campanha “Papai Noel dos Correios”, cujo objetivo é doar um presente para as crianças vulneráveis de todo o país.
“Eu acho que a atitude do Correio uma atitude nobre, e outras empresas poderiam adotar. É simples, adote o Correio. Pede para seus funcionários passarem na agência do Correio, pegar uma carta, adotar uma criança e passar a semana de Natal, na véspera de Natal, entregando um presentinho para uma criança. Você vai ficar feliz para o resto da vida e a criança nunca mais vai esquecer. E todo mundo vai viver melhor”, disse Lula.
O vídeo mostra imagens da reunião que Lula teve com funcionários da estatal e de outros órgãos. O presidente lembra de sua infância na cidade de Santos (SP) e cita que, na época, a prefeitura distribuía presentes para as crianças carentes. “Então essa campanha é muito sagrada para tentar fazer com que as crianças que sejam muito, muito pobre possam ganhar uma lembrancinha, qualquer que seja”, disse.
“Às vezes eu fico triste porque eu estou falando dos anos 58, 59, quando eu tinha 13, 14 anos de idade, e hoje eu vejo as pessoas passando pelas mesmas coisas que eu passava naquela época, as mesmas coisas. É um sofrimento que uma atitude dessa, como a dos Correios, pode ajudar a melhorar, a minimizar mesmo. Eu acho que pode ser uma coisa extraordinária e a gente passar a ter um natal diferente a partir de 2023. Eu espero que vocês tenham sucesso porque é muito triste você passar o Natal sem ganhar um presente”, completou o petista.
O Natal está chegando e as cartinhas da Campanha Papai Noel dos Correios já estão disponíveis para adoção em todo Brasil. Faça parte e faça o Natal de alguém mais feliz. Adote uma cartinha em uma agência dos @correiosBR ou pela internet, no Blog do Noel (https://t.co/Gnl1joQehW).… pic.twitter.com/EDGwYF4vaw
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023
A campanha “Papai Noel dos Correios” surgiu há mais de 30 anos, quando os funcionários da estatal decidiram entregar presentes para crianças carentes, diante da situação de vulnerabilidade. O objetivo é incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita nas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.
“É o modo que os Correios tiveram de retribuir para a sociedade todo o carinho que sempre tiveram em relação à nossa empresa. No ano passado, tivemos 265 mil cartas, que são escritas por crianças em situação de vulnerabilidade social, crianças que não têm condições, de família que não têm condições de comprar um presente, então essas crianças escrevem as cartas, geralmente nas escolas, e essas cartas são disponibilizadas para que a gente consiga esses presentes junto à sociedade civil”, explica o presidente dos Correios, Fabiano Silva.