O presidente Lula (PT) parabenizou o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, após a vitória em segundo turno neste domingo (19). O economista da direita radical derrotou Sergio Massa, candidato que tinha o apoio do governo brasileiro.
Em postagem no X, Lula disse que a democracia e a vontade da maioria dos argentinos devem ser respeitadas, e afirmou que o Brasil “sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.
Alinhado à extrema-direita, Javier Milei disse durante a campanha que em seu governo não manterá relações com líderes “comunistas”, e citou Lula. O novo presidente argentino externou o desejo de romper laços com o Brasil, maior economia da América Latina, e também com a China, segunda maior economia do mundo por questões ideológicas.
Além de dificuldades na relação com a Argentina, Lula também teme que a vitória de Milei prejudique o Mercosul. Milei é contrário ao bloco de países latino-americanos e chegou a afirmar durante a campanha que sairia do Mercosul, em caso de vitória. Agora, resta saber se ele manterá o discurso ou se foi apenas bravata.
Javier Milei assumirá a Casa Rosada em 10 de dezembro. Até o momento, o presidente Lula não confirmou se irá à cerimônia ou se enviará um representante do governo brasileiro.
Fonte: Folhapress