27.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 29, 2024
Dengue
InícioDestaquesAftosa: Sada e Adapi estimam atingir 95% de vacinação do rebanho bovino...

Aftosa: Sada e Adapi estimam atingir 95% de vacinação do rebanho bovino e bubalino na segunda etapa

Nesta sexta-feira (17), foi realizada a solenidade oficial de lançamento da Segunda Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa. O momento simbólico aconteceu na sede da Fazenda Canadá, situada a 12 km do povoado Bom Jardim, no município de Nazária-PI.

 

Representantes da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) e do Ministério da Agricultura Pecuária (MAPA), e produtores vacinaram o rebanho da propriedade e reforçaram a importância de se atingir um alto índice de vacinação para que o Piauí receba a classificação de Estado livre da Aftosa sem vacinação.

“Nós que fazemos a vigilância sanitária e defesa agropecuária no Estado do Piauí, há muito tempo convivemos com essa parceria – Ministério da Agricultura e ADAPI. E agora estamos nos deparando com um momento importantíssimo dessa parceria, que é justamente a busca pela zona livre de febre aftosa sem vacinação. A partir de agora, todos os esforços têm que ser mantidos e redobrados, para que se alcance isso. Isso depende de alguns fatores ainda, principalmente de uma análise geral de Brasília, da Coordenação e do Departamento de Saúde Animal. Mas, tudo que o Ministério da Agricultura poderia ter feito com relação a isso, nós já fizemos. Encaminhamos o pedido da ADAPI para Brasília, e está sendo analisado por lá. Agora vamos aguardar, esperar e torcer que seja proveitoso o pleito da ADAPI”, disse Francisco Antônio de Sousa Costa, chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Ministério do Agricultura no Piauí.

Segundo Simone Pereira, coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, para esse momento, existe um alerta para criadores de todas as espécies do Estado. “É importante frisar para o criador que além de vacinar, os animais de 0 a 24 meses bovinos e bubalinos, os criadores que não possuem animal em idade vacinal, eles devem comparecer também nas unidades da ADAPI, para realizar a atualização cadastral. A gente quer que os criadores compareçam para atualizar espécies de bovinos, bubalinos, caprinos, suínos, aves, ovinos, o que ele criar, ele tem que atualizar na propriedade, além do CAR – para ter a geolocalização na propriedade”.

A meta é imunizar aproximadamente 700 mil cabeças de gado, bovino e bubalino de 0 a 24 meses, que é a faixa etária vacinável nessa etapa. “Hoje quero fazer mais um apelo para todo o pequeno, médio, e grande produtor, que vacine seu rebanho que tem entre 0 a 24 meses. Estamos na data de hoje fazendo um lançamento simbólico, com relação à vacinação da segunda etapa contra Aftosa. É muito importante para nosso Estado ter um índice alto de vacinação, o ideal é que todo rebanho fosse vacinado, mas acima de 95% é algo importantíssimo para que possamos apresentar esses resultados para o Ministério da Agricultura, e dizer que o Piauí cumpriu com sua obrigação em relação ao alto índice de vacinação”, frisou Fábio Abreu, secretário da SADA.

Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da ADAPI, relembrou o excelente resultado da vacinação no Estado na primeira etapa da Campanha. “Na primeira etapa de 2023, o Piauí superou 95%, portanto bem acima da meta do Ministério da Agricultura. Portanto, nós queremos manter esse patamar e fazemos aqui o chamamento a você criador, que vacine os seus animais, procure o escritório da ADAPI para fazer a declaração da vacina até o dia 15 de dezembro, ou faça de forma online, no sistema informatizado de Defesa Agropecuária da ADAPI. Reforçamos a importância do Piauí alcançar esse índice, para em um futuro bem próximo, o Piauí se torne área livre de Febre Aftosa sem necessidade de vacinar, aguardando apenas um parecer, uma resposta do MAPA, para o nosso pleito do Estado do Piauí”, disse.

Fonte: Ascom

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI