No âmbito do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em colaboração com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), a Faculdade IPEDE e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção de Parnaíba|PI, promoveu uma ação de impacto nas instituições penitenciárias da região.
As atividades visaram compartilhar informações cruciais acerca da prevenção e diagnóstico precoce da doença, enquanto proporcionavam momentos de autocuidado às mulheres em situação de privação de liberdade.
Na Penitenciária Mista de Parnaíba, a iniciativa concentrou esforços em sensibilizar as detentas sobre a importância do autoexame e da busca precoce de assistência médica, enfatizando que o câncer de mama pode atingir mulheres de todas as idades.
Além das orientações, a equipe proporcionou serviços de limpeza de pele, manicure, cuidados com os cabelos e realizou testes rápidos de saúde.
Além da ação na penitenciária, a Casa da Gestante estendeu seus esforços até o Parque José Estevão, onde promoveu palestras e rodas de conversa para conscientizar as mulheres da comunidade sobre a importância da prevenção não apenas do câncer de mama, mas também do câncer do colo de útero.
A iniciativa abraçou a causa da saúde feminina, reforçando o compromisso de cuidar da saúde das mulheres em todas as esferas da sociedade.
O Outubro Rosa continua a mobilizar a comunidade, levando a mensagem da prevenção e do cuidado com a saúde feminina a lugares onde esses temas muitas vezes permanecem negligenciados. A Casa da Gestante do HEDA, o ISAC, a Faculdade IPEDE e a OAB, com esse gesto solidário, contribuíram para difundir a conscientização e reforçar a importância da saúde da mulher em nossa região.
Fone: Ascom