Ziraldo completou 91 anos nesse 24 de outubro próximo passado. Considerado um dos maiores cartunistas do País, o senhor Ziraldo Alves Pinto, natural de Caratinga, Minas Gerais é filho do casal Geraldo Alves Moreira Pinto e Zezinha Alves Pinto, que teve além de “Zira”, outros dois filhos: Zélio (que também é cartunista) e Ziralzi.
Eu disse que Ziraldo é cartunista? Ele também é chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista. Além disso, formou-se em Direito em 1957 pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Começou profissionalmente na imprensa em 1954 no Jornal Folha da Manhã, mas ganhou notoriedade na revista O Cruzeiro a partir de 1957. Trabalharia em inúmeros outros jornais e revistas.
Em 1960 lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira lançada por um só autor, a Turma do Pererê, que foi também a primeira HQ colorida lançada no Brasil.
Apesar de haver alcançado uma tiragem monumental, a revistinha foi censurada em 1964 pelo regime militar.
Multipremiado, ainda em 1960, Ziraldo recebeu o prêmio Internacional de Humor, no 32º Salão Internacional de Bruxelas, uma espécie de ‘Nobel’. A partir de então tem se tornado conhecido pelo mundo, e é muito traduzido.
Autor de mais de 130 títulos (dentre os quais ‘Menino Maluquinho’, ‘Flicts’ e ‘O Bichinho da Macã’, Ziraldo é conhecido na intimidade por zelar pelas amizades. Aqui no Piauí um dos grandes amigos desse gênio é o prof. Cineas Santos. Aliás, seu programa “Feito em Casa” está de volta, agora pela TV Assembleia. É ver para conferir. Salve os mestres Ziraldo e Cineas !!!
ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta, escritor. É autor de vários livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. Escreve às quintas-feiras para esta coluna.