O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), por meio do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), deflagrou a 17ª fase da Operação Petróleo Real e interditou nove postos de combustíveis por medida baixa, entre os dias 16 e 20 de outubro no município de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí. Ao todo, os agentes de fiscalização visitaram 86 postos em 24 cidades do Piauí.
Além da interdição de nove estabelecimentos por medida baixa, outros 22 postos de combustíveis foram reprovados com diversas irregularidades.
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a fiscalização percorreu os municípios de São Raimundo Nonato, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, Fartura do Piauí, São João do Piauí, Brejo do Piauí, Tamboril do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Jurema, Guaribas, Anísio de Abreu, São Braz do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Lagoa do Barro do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Dom Inocêncio, Pajeú do Piauí, Dirceu Arcoverde, São Lourenço do Piauí, Coronel José Dias, João Costa, Pedro Laurentino, Nova Santa Rita.
O gerente de fiscalização do Procon-PI, Arimatéa Marques, afirmou que a irregularidade mais percebida é quando o posto repassa menos combustível do que a quantidade pela qual o cliente pagou
“O Imepi autuou pela questão da bomba baixa, que é quando o posto repassa menos combustível do que a quantidade pela qual o cliente pagou. Constatamos que, em alguns casos, o consumidor chegou a perder até 230ml a cada litro comprado. No caso do Procon, houve autuação pela qualidade do combustível. Havia posto vendendo gasolina com até 29% de teor de álcool quando o valor legal permitido é 27%”.
Confira a lista com os postos interditados em São Raimundo Nonato
Da Redação