Uma cebola gigante, que pesa 8,9 quilos, entrou para o livro dos recordes, o World Guinness Records. O vegetal, colhido por um agricultor inglês foi avaliado pelos membros da National Vegetal Society durante a realização do Harrogate Autumn Flower Show, em Harrogate, North Yorkshire, na Inglaterra, no dia 15 de setembro.
O vegetal gigante foi colhido pelo produtor rural Gareth Griffin, que tem uma fazenda na ilha de Guernsey há 25 anos. O recorde anterior pertencia à cebola do agricultor Tony Glover, que também mora no Reino Unido. Em 2014, Glover colheu uma cebola de ,85 quilos em sua propriedade rural.
Antes deles, o agricultor inglês Peter Glazebrook já havia entrado para o livro dos recordes após colher uma cebola de 8 quilos. No entanto, os feitos de Glazebrook não se restringem apenas às cebolas, mas ele também consta no livro com a maior beterraba, maior batata, couve-flor e pimentão mais pesados do mundo. Isso, sem falar que ele também cultivou a folha de feijão mais longa do mundo, com 1,8 metro de comprimento.
Vegetas gigantes também ocorrem no Brasil
Aqui no Brasil, algumas lavouras também dão frutos gigantes: em Santa Tereza D’Oeste, no Paraná, um agricultor se surpreendeu com abóboras que pesavam quase 300 quilos. O agricultor Francisco Lourenço contou que, em sua fazenda, também já colheu um girassol gigante e ainda, chuchu de quase dois quilos. “Nem sei como vamos tirar, acho que será preciso chamar um guincho”, disse à Band.
No Rio Grande do Sul, um agricultor colheu uma mandioca de 17 metros apenas dois meses após ele ter encontrado uma raiz que media, aproximadamente, 6 metros e pesava nada mais, nada menos que 23 quilos.
Em maio, no município Manoel Urbano, no Acre, um agricultor viralizou nas redes sociais após encontrar, em seu pomar, uma laranja que pesava em torno de 2,5 quilos. Geraldo Almeida contou que a laranjeira foi plantada há nove anos.
Além dos vegetais, legumes e frutas, um concurso realizado no Brasil mede a produtividade das lavouras de soja e, neste caso, o campeão de 2023 foi o produtor rural João Lincoln Reis Veiga, que tem uma propriedade em Nepomuceno, Minas Gerais. Veiga foi avaliado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), que é a instituição que mede a produtividade das lavouras no Brasil. Em suas lavouras, a produção foi de 134,46 sacas de soja (que pesam 60 quilos) por hectare.