26.8 C
Teresina
sábado, abril 19, 2025
Dengue
InícioDestaquesMinistro iraniano diz que EUA 'devem controlar Israel' se quiser evitar guerra...

Ministro iraniano diz que EUA ‘devem controlar Israel’ se quiser evitar guerra regional

O ministro iraniano de Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, afirmou nesta sexta-feira (13) durante uma visita ao Líbano que os EUA “devem controlar Israel” se quiserem evitar uma guerra regional.

 

Já o movimento xiita libanês Hezbollah, que é apoiado por Teerã, afirmou que está “totalmente preparado” para se unir ao Hamas no conflito contra Israel no momento propício. Segundo fontes de segurança libanesa, Israel bombardeou o sul do Líbano nesta sexta-feira.

“Os EUA querem permitir a Israel destruir Gaza, e é um grave erro. Se os americanos querem evitar que a guerra se estenda por toda a região, devem controlar Israel”, indicou o chanceler em Beirute. — Se não detiverem os crimes israelenses, não sabemos o que pode acontecer.

Abdollahian chegou ao Líbano após uma viagem a Bagdá, capital do Iraque, em meio a uma ofensiva diplomática de Teerã na região. Em Bagdá, o chanceler iraniano se reuniu com o conselheiro de Segurança Nacional. Depois de Beirute, ele se dirigirá a Damasco, na Síria.

O giro regional do chanceler ocorre enquanto Israel se prepara para uma possível ofensiva terrestre na Faixa de Gaza, alvo de bombardeios e de um cerco em retaliação aos ataques terroristas do grupo fundamentalista islâmico Hamas no último sábado. O conflito entre Israel e Hamas causou milhares de mortos dos dois lados.

Teerã, que tem tentáculos de influência em vários países da região e apoia abertamente o Hamas, celebrou o ataque terrorista do grupo palestino contra Israel, mas insistiu que não teve envolvimento na ação.

Da Redação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI