O avião usado pela Presidência da República decolou de Brasília para Roma, na Itália, nesta quinta-feira (12), para uma operação de resgate de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. A aeronave VC-2, da Força Aérea Brasileira (FAB), tem capacidade para 40 passageiros e foi acionada em caráter de urgência. A expectativa é que o avião aguarde em Roma uma autorização para seguir até o Egito.
Outro avião também decolou nesta quinta-feira com destino a Itália. O KC 30 saiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 17h55, com previsão de chegada em Roma às 10h30. Ao todo, 494 brasileiros já foram deslocados desde o início da operação, levando em conta os dois voos que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento.
Atualmente, Gaza está cercada por forças israelenses. No entanto, o Itamaraty tem negociado com autoridades locais a formação de um corredor humanitário para retirar brasileiros da região. Até o momento, 22 brasileiros pediram a repatriação, segundo a representação diplomática brasileira na Palestina. Parte do grupo está abrigada em uma escola da região enquanto aguarda para voltar para o Brasil.
Os brasileiros que estão abrigados tiveram suas casas destruídas, mas não estão feridos, informou uma fonte da representação brasileira à reportagem do R7. O mesmo interlocutor afirmou que, embora eles estejam bem de saúde, estão apreensivos com a situação.
Parte do grupo que mora em Gaza decidiu esperar a evacuação em sua própria casa. Há brasileiros em Beit Hanun, Beit Lahia e Khan Younes, além de Gaza. O Exército israelense foi avisado sobre o abrigo de brasileiros em Gaza, para que não ataque o local.