28.8 C
Teresina
quarta-feira, novembro 6, 2024
Dengue
InícioDestaquesGoverno vai enviar mais aviões para resgatar brasileiros em Israel

Governo vai enviar mais aviões para resgatar brasileiros em Israel

Itamaraty estima que cerca de 2.500 brasileiros ainda estão em área de conflito e aguardam resgate; 211 já retornaram ao Brasil

O governo federal vai enviar mais aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar os brasileiros que estão em Israel. A informação foi confirmada ao R7 por fontes dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, que coordenam, em parceria com o comando da Aeronáutica, a operação de repatriação.

 

O Itamaraty estima que aproximadamente 2.500 brasileiros ainda aguardem resgate em Israel. Há, ainda, de 30 a 50 brasileiros na Faixa de Gaza, onde o conflito é mais intenso. O número de novos trajetos que serão organizados está em aberto, mas interlocutores garantem que serão quantos forem necessários para trazer de volta todos os brasileiros que desejarem retornar.

O primeiro voo, com 211 repatriados, pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).

Os passageiros da segunda aeronave embarcaram em Tel Aviv rumo ao Brasil no fim da manhã desta quarta. O voo deve chegar ao Rio de Janeiro entre o fim da noite e o início da madrugada desta quinta (12).

O terceiro avião já está em Roma, na Itália. De lá, vai partir para Tel Aviv, após orientação das autoridades locais e brasileiras. A quarta aeronave vai decolar da Base Aérea de Brasília por volta das 17h (horário de Brasília) desta quarta.

Brasileiros entre reféns

O Ministério das Relações Exteriores está em busca de informações a respeito de brasileiros entre os reféns do grupo terrorista Hamas, em Israel. Em transmissão nas redes sociais, o porta-voz das Forças de Defesa israelenses, Jonathan Conricus, afirmou que há, entre os cidadãos sequestrados pelo Hamas, pessoas com dupla nacionalidade, inclusive brasileiros.

“Também recebemos essa informação e estamos procurando verificá-la. Não temos confirmação de que há reféns com nacionalidade brasileira”, informou o secretário de África e de Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte.

Brasileiros em Gaza

Quanto aos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, região onde os confrontos são mais intensos, o Itamaraty estuda repatriá-los pelo Egito. O número informado à imprensa de cidadãos do Brasil no local tem variado. A secretária-geral do Itamaraty, embaixadora Maria Laura da Rocha, disse nesta quarta que a quantidade de brasileiros em Gaza chega a aproximadamente 50.

“É uma situação muito particular, é uma zona conflagrada, com ao menos duas questões. A primeira é que a passagem de Rafah [cidade ao sul de Gaza que faz fronteira com o Egito] tem abertura intermitente, em função da situação de segurança. A segunda é a autorização para ingresso em território egípcio. Já entramos em contato, mas é preciso respeitar as autoridades egípcias e seus trâmites. Por enquanto, estamos trabalhando para trazê-los pela passagem por Rafah”, afirmou o secretário de África e Oriente Médio.

Entre os brasileiros em Gaza estão estrangeiros que têm ligação com o Brasil, de acordo com o ministro Mares. “São, por exemplo, filhos de brasileiros ainda sem registro, ou mãe, pai, avós ou responsáveis por menores de idade brasileiros”, ressaltou.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI