25.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 29, 2024
Dengue
InícioDestaquesGoverno aprova instalação de seis novas indústrias, que vão gerar mais de...

Governo aprova instalação de seis novas indústrias, que vão gerar mais de 1300 empregos no Piauí

O Governo do Estado, em articulação com os setores da sociedade civil organizada, aprovou a instalação de seis novos empreendimentos no Piauí, que somam investimentos na ordem de R$ 29,25 milhões e vão gerar mais de 1300 empregos diretos e indiretos. Serão instaladas cinco indústrias (5) na capital e uma (1) no município de Nazária.

 

A decisão foi aprovada durante a reunião conjunta do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Piauí (CODIN)-responsável pela política de investimentos indústrias no Estado e concessão de incentivos fiscais para o setor industrial, agroindustrial e geradoras de energia solar e eólica- e da Comissão de Assessoramento Técnico (COTAC), que ocorreu nesta terça-feira (10), na Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ-PI).

“Os investimentos aprovados hoje visam a promoção do desenvolvimento sustentável no Estado, que inclusive é uma das ações previstas no plano de Governo do governador Rafael Fonteles, que diz respeito à geração de emprego, trabalho e renda, visando fortalecer a economia e melhorar a qualidade de vida dos piauienses”, declara o secretário da Fazenda e presidente do CODIN, Emílio Júnior.

Além de contribuir com a promoção do desenvolvimento sustentável do Piauí e seguir uma das promessas de campanha do governador Rafael, que é criar 80 mil vagas de emprego no Estado, a instalação desses novos empreendimentos vai gerar oportunidades de trabalho, emprego e renda, sendo 900 empregos indiretos e 404 empregos diretos. Inicialmente, devem ser gerados 157 empregos diretos, logo no primeiro ano de instalação, e, depois, mais 247 empregos diretos durante a estabilização dos empreendimentos, que normalmente ocorre entre quatro a cinco anos após o início das atividades econômicas.

Na reunião de hoje, foi aprovada a concessão de benefícios fiscais para  instalação dos seguintes empreendimentos: 1) Indústria de pré-moldados (postes e cruzetas), em Teresina; 2) indústria de produção de emulsão asfáltica, em Nazária, para pavimentação de vias públicas; 3) Indústria de móveis, em Teresina, com predominância de madeira; 4) Indústria de produção de gêneros alimentícios (flocão de milho, polvilhos, farinha, arroz, etc), em Teresina; 5) Indústria de produção de polpas de frutas e preparado para refresco, em Teresina; 6) Indústria e produção de produtos de limpeza e polimento (água sanitária, desinfetante, sabão, sabonete, shampoo para animais, cera automotiva, etc.), em Teresina.

A concessão dos benefícios para atração desses investimentos, a exemplo dos incentivos fiscais ofertados pelo governo do Estado, foi avaliada pelo CONDIN com base nos pareceres emitidos pela COTAC, órgão responsável por receber os “pedidos de incentivo” e emitir o parecer referente à concessão desses benefícios para as empresas que desejam investir no Estado. Hoje, essa comissão é presidida pelo auditor fiscal da Fazenda Estadual, Orisvaldo Teixeira Mineiro.

Durante a reunião, também foram discutidas outras pautas pertinentes ao desenvolvimento econômico e industrial do estado. Depois dessa aprovação no CODIN, deve ser publicado o decreto, assinado pelo governador Rafael Fonteles, que visa conceder os incentivos fiscais para instalação dos referidos empreendimentos, que vão contribuir para o desenvolvimento da economia piauiense.

É importante ressaltar que no início desse mês o governador Rafael Fonteles sancionou a Lei nº 8.171/2023, que Institui a Política Estadual de Incentivo ao Empreendedorismo, ao Desenvolvimento Industrial e às Novas Tecnologias, no âmbito estadual.

O objetivo é incentivar a criação e instalação de novas indústrias no Piauí, além de fomentar o desenvolvimento industrial e tecnológico no estado, bem como estimular investimentos públicos e privados para o desenvolvimento sustentável, gerando oportunidades de emprego e aumento de renda em diversos setores. A referida lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 190, no último dia 02 de Outubro.

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI