O Piauí Pet Castramóvel superou a meta de 500 atendimentos na segunda edição do projeto itinerante, realizada no município de Parnaíba, nessa quinta (5) e sexta-feira (6). Ao todo, 691 animais passaram pelo cadastro e triagem nos dois dias da ação e serão encaminhados para os exames e consultas antes de passarem pela castração e implantação de microchip. A ação contou ainda com o projeto Circuito Pet.
As duas iniciativas são promovidas pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o apoio do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira. A programação foi realizada no anexo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
Por meio do programa de castração e implantação de microchip, o governo tem promovido o controle e monitoramento da reprodução de cães e gatos em todo o estado, além de evitar a disseminação de doenças provenientes dos animais em situação de rua.
Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, destaca que o Castramóvel tem superado as expectativas, gerando resultados notáveis. “Além de toda a atenção ao tema da castração para o controle populacional de cães e gatos, principalmente daqueles em situação de rua, o Piauí Pet Castramóvel traz um avanço tecnológico com a implantação do microchip, para que o trabalho aconteça de forma continuada, com monitoramento dos animais atendidos”, explica o gestor.
Maria do Socorro levou seu pet, um cachorro cujo nome é Neném, e destacou a satisfação pelo acolhimento que recebeu durante a ação do projeto. “Fui muito bem acolhida aqui, assim como meu filhinho, e achei esse projeto maravilhoso”, disse a moradora. “A castração dos nossos animais é muito importante e a cidade de Parnaíba está precisando muito”, acrescenta Socorro.
Katiucia Pires é voluntária na Organização não Governamental (ONG) Amigos de Patas, em Luís Correia, e também marcou presença na segunda edição do Piauí Pet Castramóvel levando alguns cães para serem cadastrados. “Essa iniciativa do governo é de suma importância porque em Parnaíba e região, muitas pessoas não podem castrar seus animais, tampouco animais de rua, para o controle populacional”, explica a criadora. “Espero que todo mundo se conscientize de que a única solução é a castração e conscientização”, completou Pires.
projeto itinerante seguirá com ações nos próximos meses em outros municípios, com previsão de atender mais de 2 mil animais no Piauí até o fim de 2023.
Fonte: CCom