O secretário de Segurança, Chico Lucas, afirmou nesta quarta-feira (4) que uma parceria com o Ministério Público do Piauí(MP-PI) e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) vai permitir uma aceleração no julgamento de presos no sistema prisional do estado. O gestor também destacou os investimentos feitos em segurança pública
“A gente defende uma aceleração do julgamento porque a manutenção dessas pessoas presas é importante para diminuição da criminalidade como até para manutenção das vidas dele”, destaca.
De acordo com o secretário, o governo tem investido em segurança pública.
“Temos investido bastante em inteligência, que é o Data Lake. Nós vamos consolidar todos os dados da vida do cidadão. Nós somos o primeiro estado do Brasil a criar o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco. Antes, ele ficava na Perícia e tinham pessoas que chegavam de madrugada para tirar a carteira de identidade. Hoje, a coisa mais fácil é tirar o documento de identidade. Nós estamos colocando um posto em cada cidade do Piauí e em Teresina são vários”, frisa.
O secretário acrescentou que será intensificado o combate a roubo de veículos no Piauí.
“Nós agora vamos olhar agora para questão dos veículos. Os crimes mais comuns são homicídio, roubo, que é de celular e veículo, Moto, hoje, é um problema e a gente tem consciência disso. Há uma migração da criminalidade. Estamos fazendo estudo para saber a rota de fuga de criminosos e quais as cidades que são levadas esses veículos”, finaliza.
Da Redação