25.8 C
Teresina
quinta-feira, novembro 28, 2024
Dengue
InícioDestaquesGreve contra privatizações paralisa linhas de metrô e trem em São Paulo

Greve contra privatizações paralisa linhas de metrô e trem em São Paulo

A greve de trabalhadores do sistema de transporte sobre trilhos de São Paulo afeta o início da operação de quatro linhas do Metrô e cinco da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nesta terça-feira (3). A paralisação, organizada em conjunto com servidores da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), tem como objetivo protestar contra o plano de privatização das empresas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 

No terminal Corinthians-Itaquera, na zona leste, passageiros se reuniram em frente ao portão que leva às plataformas enquanto aguardavam informações sobre o serviço. As linhas 3-vermelha do Metrô e 11-coral da CPTM passam pela estação.

O operador de máquina Valber Batalha, 52, soube da paralisação à noite, mas decidiu tentar a sorte mesmo assim. Ele ficou sem alternativa de transporte para chegar até Perus, na zona norte, onde trabalha. Para chegar lá, utiliza ônibus e duas linhas de trem. “Se o metrô abrisse eu podia ir até a Barra Funda e pegar um ônibus, mas fiquei sem opção e vou ter que voltar para casa”, disse, enquanto fotografava o portão fechado para mandar ao chefe, gesto repetido por dezenas de pessoas.

“O patrão, para acreditar, a gente tem que provar”, disse Djalma Bessa, 46, que trabalha em Osasco, na região metropolitana, e pega metrô e trem todo dia. Ele disse apoiar o movimento dos trabalhadores, apesar do inconveniente.

Por volta das 4h30, seguranças posicionaram placas informando que a estação estava fechada em razão da greve.

No mesmo horário, militantes e sindicalistas colaram cartazes no portão com mensagens contra a privatização de serviços públicos e fizeram panfletagem com passageiros.

Às 5h, a linha 11-coral foi aberta, com circulação restrita entre as estações Guaianases e Luz, onde há conexão com a linha 4-amarela, que opera normalmente. A linha 7-rubi também está funcionando entre as estações da Luz e Caieiras.

O trecho em operação não atendia o destino do jardineiro Alex Nascimento, 46, que não teve alternativa a não ser ir embora para casa, lamentando o dia de trabalho perdido. “Meu serviço é em Mogi e não tenho outro jeito de chegar lá sem pegar trem”, disse.

Um dos reflexos da paralisação foi o movimento acima do normal no terminal de ônibus em Itaquera. Do lado de fora, na avenida Radial Leste, ônibus extras partiam lotados em direção ao centro da cidade. Filas se formavam rapidamente depois que os veículos partiam.

Com informações da Folhapress

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI