O Tribunal Popular do Júri condenou Thiago Mayson da Silva Barbosa a 18 anos e 6 meses de prisão pelo estupro e assassinato da estudante de Jornalismo, Janaína Bezerra, crime ocorrido em janeiro deste ano, dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina, que iniciou nessa sexta-feira (29) e foi encerrado nas primeiras na madrugada deste sábado (30).
A sessão do Júri Popular, presidida pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, aconteceu no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Sousa Neto, em Teresina. A defesa de Thiago foi feita pelo advogado Ércio Quaresma.
A sentença foi anunciada pela advogada Florence Rosa, assistente de acusação que representou a família de Janaína no julgamento. Ela informou que Thiago Mayson foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado, por emprego de meio cruel, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. A qualificadora de feminicídio foi rejeitada pelos jurados, razão pela qual, segundo a advogada, a pena imputada foi considerada bem abaixo do esperado, e por esse motivo a assistência de acusação vai recorrer.
Relembre o caso
Janaína da Silva Bezerra, 21 anos, foi estuprada e morta em uma sala de aula da UFPI no dia 28 de janeiro deste ano, após uma calourada. Thiago Mayson, que era aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática da instituição, foi preso em flagrante.