Representantes da Associação de Mulheres Criadoras de Galinha do Município de Betânia do Piauí (Avesertao), receberam nesta quinta-feira (28), o registro do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). A Associação produz na unidade de beneficiamento de ovos e derivados uma quantidade média de 100 ovos caipiras por dia.
“Esse é um dia marcante na vida dessas mulheres, que são lutadoras da cadeia da avicultura, e hoje elas conseguem um selo para comercialização dos ovos em todo o Piauí. Esse momento significa uma união de esforços e resultados. E os resultados que elas conseguiram alcançar hoje demonstram a força do associativismo e cooperativismo. Nós temos trabalhado muito para gerar renda em nosso município e hoje essas mulheres conseguem viver através da agricultura familiar”, disse Francisca Neri Bida, secretária Municipal de Desenvolvimento Rural de Betânia.
Para conquistar este selo, alguns critérios mínimos de condições de trabalho são avaliados pela equipe da Adapi. “Nós estamos falando de comercialização de alimento, produto de origem animal que será consumido pela sociedade, por isso é necessário condições de instalações que garantam a segurança alimentar, liberação da Prefeitura, alvará da localização de funcionamento, licença ambiental, e equipamentos que garantem a segurança desse processo de produção”, explicou Gerlan Vieira, gerente do serviço de inspeção animal da Adapi.
Valdinária Cavalcante, presidente da Avesertao, explica que há 4 anos essas mulheres se uniram como associação para produzir maior quantidade de ovos no município. “Nós somos 37 sócias ativas na associação e cada uma produz em torno de 100 ovos ao dia. E hoje a gente veio buscar o selo para fortalecer a nossa cadeia de avicultura, vendendo ovos e escoando para todo o estado do Piauí. A gente trabalha com a galinha caipira, e produção de ovos. Contamos com apoio da Sada que vai correr atrás do nosso abatedouro no município de Betânia”, comemorou.
Na ocasião, o secretário Fábio Abreu, também autorizou a retomada de um projeto que faz parte de um sonho das produtoras, a construção de uma casa de ovos, abatedouro de aves, e uma casa de ração. “Elas demonstraram o interesse de produzir mais e também de conseguirem beneficiar mais mulheres e jovens da região. Por isso, nós também vamos promover mais esse desenvolvimento no município de Betânia do Piauí, através da Sada. A criação do abatedouro é um incentivo ao empreendedorismo no interior do estado, e uma forma de gerar muito mais renda para essa população”, finalizou Fábio Abreu.