Os secretários da Fazenda e do Planejamento do Piauí, Emílio Júnior e Washington Bonfim, respectivamente, participam, em Lisboa, Portugal, da conferência “Administração Pública no Espaço Lusófono: diálogos, desafios e oportunidades”. O evento iniciou, nesta quarta-feira (27), e segue até sexta-feira (29), e visa à troca de experiências sobre o funcionamento da administração pública.
Nessa terça-feira (26), a comitiva visitou o prédio do Ministério da Economia de Portugal. Na oportunidade, os gestores também visitaram a Diretoria Geral de Administração e Emprego Público (DGaep). Inicialmente, a equipe visitou o Instituto Nacional de Administração Pública de Portugal.
“Estamos participando de todos esses eventos como troca de experiências quanto ao funcionamento das administrações públicas. E vamos levar, eu e o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, as melhores experiências de Portugal para o Estado do Piauí”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, também participou, nesta quarta, como integrante da mesa-redonda, da discussão sobre a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na perspectiva lusófona: Cooperação Norte-Sul e Cooperação Sul-Sul no contexto pós 2015. Esse debate foi moderado pela conselheira fiscal da SBAP, Maria Elisa Huber Pessina, e contou com a participação da diretora do Escritório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Mônica Ferro, e a presença do embaixador representante do Brasil junto à CPLP, Juliano Féres Nascimento.
No dia do encerramento, na próxima sexta-feira (29), o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, fará uma participação especial na conferência durante a discussão do tema “Governos Subnacionais no Espaço Lusófono”, que será moderada pelo Conselheiro Fiscal da SBAP, Sandro Trescastro Bergue, no horário de 10h15 às 11h15. Também participam dessa discussão, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Cardoso Barreto, e o secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Paulo Simões.
A conferência é uma realização da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)/ULisboa. As duas instituições são observadores consultivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), por isso conta com o apoio dessa comunidade.
O evento presencial também marca os 10 anos da SBAP, estando integrado no Ciclo Anual de Conferências subordinada ao tema Administração Pública para o século XXI do ISCSP/ULisboa. Tem como objetivo central, consolidar a comunidade epistêmica do campo da administração pública no Espaço Lusófono.