O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (26), em Brasília, de reunião no Ministério da Saúde para tratar da implantação da telessaúde em todo o Piauí. O gestor esteve ainda com a Embaixada do Japão e com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Inicialmente, o governador discutiu com a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, o programa Piauí Saúde Digital e a universalização da telessaúde para todo o estado. O programa já realizou mais de 15 mil atendimentos, entre consultas e exames, desde a sua implantação nos municípios de Piripiri e Lagoa de São Francisco.
O sucesso do programa é evidenciado com o encerramento das filas de espera para atendimento em nove especialidades médicas nos dois municípios. As filas de Psiquiatria, Neurologia, Dermatologia, Endocrinologia, Pediatria, Nutrição, Psicologia, Ginecologia e Cardiologia foram completamente zeradas.
“Queremos levar esse programa a todos os piauienses, facilitando o acesso a consultas, exames e laudos, além de ampliar as especialidades médicas atendidas por meio da telessaúde. Com o apoio do Ministério da Saúde, vamos avançar mais rapidamente com essa política pública tão importante, que já atende dois municípios com resultados muito positivos”, disse Rafael Fonteles.
Logo em seguida, o governador se encontrou com o encarregado de Negócios interino da Embaixada do Japão, Shuichi Takano, para tratar de sua viagem ao país no próximo mês. “Um encontro para apresentar o potencial do Piauí e o nosso planejamento para desenvolver ainda mais o estado, destacando o nosso interesse em atrair investidores para parcerias em áreas como tecnologia e energias limpas, especialmente no que diz respeito ao hidrogênio verde”, frisou.
Rafael Fonteles se reuniu, ainda, com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues. Na oportunidade, o governador apresentou o projeto do intermodal do Vale do Parnaíba. O plano envolve: a construção de um anel viário para interligar todo o estado à região do cerrado para o transporte dos grãos; uma hidrovia para o transporte de mercadorias através de embarcações no rio Parnaíba; e a ferrovia entre Teresina e Luís Correia, chegando ao Porto no litoral.
“A ANTT, com toda a sua experiência, será uma grande parceira do Piauí para avançarmos nesse grande projeto de infraestutura”, disse o governador.