A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI), por meio da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica e da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, informou na segunda-feira (25) que o município de Oeiras,no Sul do Piauí, apresentou temperatura máxima de 42,4ºC. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura máxima superou a coletada em 2016, de 42,3ºC.
O município de Picos superou sua máxima já registrada no mês de setembro, sendo 41,6ºC, a última máxima extrema registrada para o referido município foi 41,1ºC em em 2013.
Floriano apresentou máximas de 41,5ºC no dia 15/09/23. No enanto,ainda não superou sua máxima histórica para o mês de setembro que foi de 42ºC ocorrida no dia 2011.
Piripiri marcou máxima de 41,6ºC , superando sua máxima histórica de setembro que foi de 40,9ºC coletada no dia 23/09/2020.
A Semarh informou que outros municípios pontuaram temperaturas máximas extremas como Castelo do Piauí 41,2ºC e Teresina 40,2ºC apresentando-se assim as maiores temperaturas registradas no ano de 2023 para os referidos municípios. Os comparativos das máximas registradas na capital do Piauí, Teresina, serão apresentadas nos próximos boletins.
Conforme a Semarh diversos fatores influenciam para as máximas extremas observadas nos últimos dias no estado do Piauí como o El Niño (e sua influência sobre os sistemas atmosféricos), o período crítico do “B-R-O-BRÓ” (última quinzena de setembro e primeira quinzena de outubro) e a mudança de estação (Inverno para a Primavera).
Da Redação