A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) divulgou nesta segunda-feira (18) os dados da Operação Teresina Segura, realizada nos dias 14, 15 e 16 deste mês. A ação intensificou o policiamento ostensivo e preventivo em todas as zonas da capital, sobretudo em locais com um maior fluxo de pessoas, tais como bares, restaurantes, paradas de ônibus, praças, centros comerciais, dentre outros.
De acordo com a PM-PI, houve o decréscimo de 18,13% do número de ocorrências geradas pela população (659), comparados aos do final de semana anterior, 07 a 09 (805). Além disso, com a redução das ocorrências geradas, em decorrência da presença massiva do efetivo distribuído, através de estudo preliminar de operações, pelo Comando de Policiamento Metropolitano, foi registrada a diminuição dos índices de armas de fogo e drogas ilícitas apreendidas.
“Os números dos gráficos em si demonstram a redução no número de ocorrências verificadas pelo Copom. Mas o mais importante são as análises dos dados lá na fonte, onde eles foram coletados, pois podemos ver horário, ruas, locais, ver exatamente em que pontos da cidade eles aconteceram. Aí sim, com essas informações mais detalhadas, nós podemos alocar os recursos novamente, no local adequado, o recurso adequado, o horário adequado e a forma adequada de aplicar as forças da Polícia Militar. Essa é a importância de termos uma ferramenta de Business Intelligence, para nos auxiliar na tomada de decisão quanto à aplicação dos recursos e capital humano da Polícia Militar”, explicou o coronel Lucena, coordenador da Operação.
Segundo dados da PM-PI, houve também a redução nos atendimentos a roubo de aparelhos celulares (29,41%) e coisas comuns (colares, brincos, carteiras e etc) e 54,5% para os crimes de furto em geral. Crimes violentos contra o patrimônio – CVP (roubo a transeunte/ comércio/ residência) tiveram uma redução de 21,6% (29 casos) em relação ao final de semana passado (37).
“Ao analisarmos os números, podemos ver que houve uma grande redução no CVP e nos números de violência doméstica. Interessante destacar que os números de violência doméstica são os mais difíceis de conseguirmos baixarmos. Nesse fim de semana, ele foi inferior ao final de semana passado”, enfatizou o coronel.
Menos necessidade de procedimentos cautelares
Com o emprego de maior efetivo distribuído, com apoio da utilização da inteligência de segurança pública, houve menos necessidades de procedimentos cautelares, como prisões e termos circunstanciados de ocorrência. Foram realizadas 17 prisões, uma queda de 32% em relação ao final de semana anterior (25). Quanto aos TCO’s, a queda foi de 43,3% (17), comparado ao período passado (30).
“De uma forma geral, o trabalho desse fim de semana no tocante a distribuição do efetivo e a presença policial nos pontos mais específicos da cidade fez com que nós conseguíssemos evitar uma quantidade de crimes como é visto nos dados levantados e a força policial posicionada nesses locais estratégicos para buscar evitar o crime nos permitiu, além da redução de cometimento de crimes, atender mais rápido às solicitações do cidadão. Então, podemos afirmar que a PMPI otimizou toda a sua capacidade operacional tanto na repressão ao crime mas principalmente no aspecto da prevenção, pois nós estávamos prontos para a reação, mas, principalmente, conseguimos demonstrar que a presença policial, baseando a estratégia na prevenção, refletiu positivamente no emprego repressivo da força policial”, acrescenta Lucena.
Com informações da PM-PI