O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em parceria com a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc), realizou uma operação na Nova Ceasa, em Teresina, nesta sexta-feira (15) e apreendeu 14 balanças “piratas” sem modelo de aprovação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
De acordo com a chefe de Fiscalização do Imepi, Maria José, as balanças com irregularidades foram apreendidas e os empresários, autuados.
“São balanças ‘piratas’ que não pesam corretamente e lesam o consumidor. Recomendamos aos empresários que não façam aquisição desses instrumentos irregulares com preço abaixo do valor de mercado, pois caso seja confirmado a irregularidade, a fiscalização apreende a balança e multa o proprietário”, explica a fiscal.
A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, afirmou, em caso de denúncia, o consumidor pode enviar uma mensagem anônima por meio do número da ouvidoria: (86) 9456-1921.
“Estamos trabalhando em todo território piauiense defendendo a população de possíveis irregularidades, seja por meio das operações de rotina ou denúncias recebidas na ouvidoria”, finaliza a diretora.
Da Redação