Que a atividade física faz bem à saúde todos já sabemos. Mas, para além dos benefícios ao funcionamento dos órgãos, articulações e processos desenvolvidos pelo organismo, o esporte está intimamente ligado à saúde mental.
Segundo especialistas, a prática de esporte ou exercícios físicos estimulam a liberação de substâncias que auxiliam no bem-estar. Dados da Sociedade Brasileira de Psicologia mostram que bastam alguns minutos de exercícios físicos para o cérebro iniciar a liberação da endorfina, o chamado hormônio da felicidade, e outros neurotransmissores associados à saúde mental. É o que explica o psicólogo Rodrigo Damasceno, psicólogo, presidente da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Piauí e professor no ginásio Sarah Menezes.
Na área há mais de oito anos direcionado ao contexto esportivo, Rodrigo tem vivência como atleta, vindo das artes marciais e se especializou na psicologia esportiva, trabalhando com atletas, comissões técnicas e familiares, por exemplo.
“O profissional da psicologia trabalha potencializando as variáveis emocionais como prevenção e no controle da ansiedade e do estresse. E, ainda, no melhor gerenciamento das relações interpessoais. Um trabalho feito a médio e longo prazo, com periodização da preparação psicológica, de acordo com as metas estabelecidas ao longo de uma temporada”, pontua Rodrigo.
A atleta Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em Londres 2012 e técnica da Seleção Brasileira Feminina de Judô, sabe bem os benefícios do esporte para a saúde mental. Questionada sobre a importância do esporte para a saúde mental, Sarah afirma categoricamente: “Super importante! As pessoas se sentem mais aliviadas, leves e felizes. O corpo descansa e a alma também, a cabeça relaxa. Atividade física faz muito bem à saúde”, disse a judoca.
A prática de esportes ou exercícios físicos exerce, ainda, papel fundamental na prevenção de fatores que influenciam ou são consequências do desequilíbrio mental, como o uso de álcool e outras drogas.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo aponta motivos para praticar atividade física. “É de conhecimento de todos nós que a prática de esportes e exercícios físicos fazem bem à nossa saúde física e mental. Entre os notórios benefícios estão a prevenção contra a depressão, a melhora do humor e da autoestima e a qualidade do sono, redução do estresse e estímulo às relações interpessoais”, finaliza Josiene.
Sabendo do impacto positivo da prática desportiva na saúde mental, a Secretaria dos Esportes (Secepi) constrói obras e desenvolve projetos, proporcionando o desenvolvimento da prática desportiva e exercícios físicos.
Como exemplos, temos os Jogos Escolares Piauienses que alcançam centenas de crianças e adolescentes, o apoio a projetos esportivos de instituições da sociedade civil e a construção de praças esportivas, quadras, ginásios e estádios em diversos municípios piauienses.